Última grande chuva de meteoros visível de 2023 acontecerá nesta semana (Foto: Jeff Dai/Nasa)
A última chuva de meteoros de 2023, já está acontecendo e terá seu pico entre hoje, quarta-feira (13) e amanhã. A região Nordeste do Brasil será a mais propícia para observar o fenômeno Gemínidas, a depender das condições climáticas.
Para observar, o ideal é uma região bem escura, longe das luzes da cidade. Claro que é necessário que o céu esteja limpo, sem muitas nuvens que possa dificultar a visibilidade. Especialistas recomendam olhar para a constelação de Gêmeos, daí o nome Gemínidas, a partir das 22h30 ou das 23h.
O Gemínidas acontece uma vez por ano na Terra, geralmente em meados de dezembro, dada a trajetória do planeta Terra ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.
Conforme especialistas, será possível observar até 120 “estrelas cadentes” por hora, no momento de pico do fenômeno.
Aqueles que desejam encontrar a última chuva de meteoros do ano, você pode se basear nas 3 Marias ou no Cinturão da Constelação de Órion, traçando uma linha reta até Betelgeuse.
Procure observar desde a noite dessa quarta-feira (13) até a madrugada entre quinta (14) e sexta-feira (15). Para observar os meteoros, não é necessário nenhum instrumento, apenas seus olhos após cerca de 20 minutos para se acostumar com a escuridão da noite.
Chegue cedo ao local, pois o radiante vai aparecer acima do horizonte às 21h40, sendo essa a única chuva com pico nas primeiras horas da noite. Nesse horário, você pode observar um Earthgrazer, isto é, um meteoro duradouro que percorre o céu horizontalmente.
Alguns youtbers, transmitem ao vivo pela internet. Mas o ideal é que você esteja em meio a natureza.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto, o advogado Hélio…
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou, na noite de quinta-feira…
O fenômeno denominado de "Lua cheia do veado" poderá ser visto em todo Brasil, nesta…
A morte após parto em Corrente, no Sul do Piauí, está sendo investigada pela Polícia…
Uma ultrapassagem proibida quase resultou em tragédia na BR-414, em Goiás, no final de abril.…
O Outlook fora do ar nesta quinta-feira (10) afeta milhares de usuários em diversas partes…
This website uses cookies.