Chuva de meteoros corta o céu do Brasil nesta quarta

Considerada uma das chuvas de meteoros mais espetaculares, a Geminida, será melhor observda da região Nordeste do Brasil, também na quinta e sexta.

Meteoro • Chuva de meteoros • Gemínidas • Estrela • Astronomia 3200 Faetone, Brasil
Última grande chuva de meteoros visível de 2023 acontecerá nesta semana (Foto: Jeff Dai/Nasa)

A última chuva de meteoros de 2023, já está acontecendo e terá seu pico entre hoje, quarta-feira (13) e amanhã. A região Nordeste do Brasil será a mais propícia para observar o fenômeno Gemínidas, a depender das condições climáticas.

Para observar, o ideal é uma região bem escura, longe das luzes da cidade. Claro que é necessário que o céu esteja limpo, sem muitas nuvens que possa dificultar a visibilidade. Especialistas recomendam olhar para a constelação de Gêmeos, daí o nome Gemínidas, a partir das 22h30 ou das 23h.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O Gemínidas acontece uma vez por ano na Terra, geralmente em meados de dezembro, dada a trajetória do planeta Terra ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.

Conforme especialistas, será possível observar até 120 “estrelas cadentes” por hora, no momento de pico do fenômeno.

Aqueles que desejam encontrar a última chuva de meteoros do ano, você pode se basear nas 3 Marias ou no Cinturão da Constelação de Órion, traçando uma linha reta até Betelgeuse.

Como observar a chuva de meteoros

Procure observar desde a noite dessa quarta-feira (13) até a madrugada entre quinta (14) e sexta-feira (15). Para observar os meteoros, não é necessário nenhum instrumento, apenas seus olhos após cerca de 20 minutos para se acostumar com a escuridão da noite.

Outras dicas importantes:

  • Fuja da poluição luminosa: procure um local afastado da iluminação artificial da cidade.
  • Procure lugares elevados: isso vai aumentar seu campo de visão.
  • Não olhe apenas para o radiante: os Geminídeos parecem vir todos da estrela Castor, na constelação de Gêmeos, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.
  • Prepare-se: leve algum lanche, uma cadeira, coberta ou até mesmo um saco de dormir. O melhor jeito é ficar deitado e ter paciência para apreciar por algumas horas.


Chegue cedo ao local, pois o radiante vai aparecer acima do horizonte às 21h40, sendo essa a única chuva com pico nas primeiras horas da noite. Nesse horário, você pode observar um Earthgrazer, isto é, um meteoro duradouro que percorre o céu horizontalmente.

Alguns youtbers, transmitem ao vivo pela internet. Mas o ideal é que você esteja em meio a natureza.

Chuva de meteoros será melhor observada no Nordeste do Brasil
Sobre Darlan Alves Lustosa 7980 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários