A Bahia segue sob o alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido às chuvas intensas que atingem todo o estado. Para o Inmet, o alerta segue válido até as 10h desta segunda-feira (13), mas com possibilidade de renovação. A previsão do tempo indica volumes acumulados de 30 a 100 mm/dia, acompanhados de ventos fortes que também podem chegar a 100 km/h. Veja lista de cidades com alerta laranja aqui
A circulação de ventos nos altos níveis da atmosfera e a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) são os principais fatores responsáveis pelas chuvas volumosas na região.
De acordo com o Clima Tempo, com o solo já encharcado, o risco de alagamentos, deslizamentos e quedas de energia é elevado. Moradores devem redobrar a atenção, especialmente em áreas vulneráveis. Até quarta-feira (15), a chuva persistente deve continuar, agravando a situação em municípios de todo o estado.
As chuvas ganham intensidade, em especial nas regiões Oeste, no Extremo-Sul e também na capital baiana, onde o acumulado de chuvas passou do volume esperado para janeiro em apenas 48 horas. Em Minas Gerais, segundo o g1, oito pessoas morreram após fortes temporais no estado.
As fortes chuvas também afetam o Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Pará, sul do Amazonas, Rondônia, Tocantins, Goiás, norte de Mato Grosso.
Nessas áreas, a chuva pode ocorrer de forma persistente, acumulando grandes volumes em curto período.
A Defesa Civil orienta que as pessoas evitem áreas de risco, desliguem aparelhos elétricos em caso de descargas e acionem os números de emergência, como o 199 e o 193, se necessário.
De acordo com o Inmet, evite estacionar próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda, se a previsão do tempo chuvoso persistir
Leia mais em Portal do Cerrado