Chuvas causam perdas de até 10% nos “baixeiros” do algodão do Oeste da Bahia

Reprodução

Notícias Agrícolas

O Oeste da Bahia tem, agora, a safra na reta final. É uma safra que pode ser considerada boa, embora apresente alguns problemas por conta do excesso de chuvas – principalmente no algodão. Estima-se uma perda de 10% na fase atual do cultivo, o que gera um dilema para o agricultor.

Luiz Pradela, consultor da AIBA, conta que há uma dificuldade de abertura do baixeiro. O produtor deve conduzir essa lavoura para salvar os ponteiros e com isso ele possa conseguir recuperar a produção que está pendente no momento.

Há, ainda, o custo com o problema do bicudo, que envolve gastos com fungicidas. Essa é uma decisão que deve ser tomada, pois sempre aumenta custos e nem sempre se tem um resultado esperado. Mas, para Pradela, é uma boa aposta.

As informações da Associação dos Produtores de Algodão dão conta de que as perdas devem ocorrer, embora haja uma possibilidade de recuperação. Algumas decisões como o dia do plantio, a condução da lavoura e a tecnologia utilizada são fatores que podem ajudar bastante nessa hora.

Pradela ressalta que sempre tem que se buscar médias de produção de 10 anos para construir uma história. “Mas a agricultura é isso aí: dia a dia, pé no chão”, aponta o consultor.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8338 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários