Chuvas intensas devem dominar 3 regiões da Bahia

As regiões oeste, sudeste e sul da Bahia estão sob um novo alerta do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia para chuvas intensas, acompanhada de ventos também intensos. A princípio, o alerta laranja deste sábado (2) que tinha validade até as 10h do domingo (3), foi estendido até a segunda (4).

Para o instituto, a chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Já para o ClimaTempo, alguns núcleos de chuva podem se formar neste sábado (02). No centro-sul e oeste baiano, há chance das instabilidades ganharem mais força à tarde. A condição é de temporais em regiões como Barreiras, Ilhéus, Vitória Conquista e Porto Seguro.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Conforme o Inmet, devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento e a atualização diária das previsões.

A previsão indica rajadas de vento de 71 a 90 km/h – de forma pontual – em algumas localidades, sobretudo na região sul. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No domingo, as regiões de Ilhéus e Porto Seguro terá situação preocupante, devido às condições de tempo fechado e chuvoso – com acumulados que podem ser bem elevados em um curto período de tempo. 

Ainda conforme o ClimaTempo, todo o estado no decorrer do domingo fica em alerta devido as fortes instabilidades e o aumento de temporais.

Alerta Laranja para chuvas intensas na Bahia – Imagem: Inmet

Ao todo, 13 estados brasileiros estão sob o alerta. São eles: Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará e Mato Grosso, Ceará.

Em caso de rajadas de vento e chuvas intensas

  • Não se abrigue debaixo de árvores. Há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Contudo, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Comentários (0)
Adicionar Comentário