Chuvas intensas devem dominar 3 regiões da Bahia

Alerta Laranja tem validade até às 10h do domingo, podendo ser ampliado.

alerta chuvas intensas Inmet, Alerta Laranja, Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, ClimaTempo, Bahia, Previsão do Tempo
Alerta Laranja para chuvas intensas na Bahia - Imagem: Inmet

As regiões oeste, sudeste e sul da Bahia estão sob um novo alerta do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia para chuvas intensas, acompanhada de ventos também intensos. A princípio, o alerta laranja deste sábado (2) que tinha validade até as 10h do domingo (3), foi estendido até a segunda (4).

Para o instituto, a chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Já para o ClimaTempo, alguns núcleos de chuva podem se formar neste sábado (02). No centro-sul e oeste baiano, há chance das instabilidades ganharem mais força à tarde. A condição é de temporais em regiões como Barreiras, Ilhéus, Vitória Conquista e Porto Seguro.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Conforme o Inmet, devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento e a atualização diária das previsões.

A previsão indica rajadas de vento de 71 a 90 km/h – de forma pontual – em algumas localidades, sobretudo na região sul. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No domingo, as regiões de Ilhéus e Porto Seguro terá situação preocupante, devido às condições de tempo fechado e chuvoso – com acumulados que podem ser bem elevados em um curto período de tempo. 

Ainda conforme o ClimaTempo, todo o estado no decorrer do domingo fica em alerta devido as fortes instabilidades e o aumento de temporais.

alerta chuvas intensas Inmet, Alerta Laranja, Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, ClimaTempo, Bahia, Previsão do Tempo
Alerta Laranja para chuvas intensas na Bahia – Imagem: Inmet

Ao todo, 13 estados brasileiros estão sob o alerta. São eles: Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará e Mato Grosso, Ceará.

Em caso de rajadas de vento e chuvas intensas

  • Não se abrigue debaixo de árvores. Há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Contudo, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Sobre Darlan Alves Lustosa 7976 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
4 2 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários