As fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte nesta quarta-feira (13) causaram alagamentos e inundações em diversas regiões da capital mineira. Na Pampulha, as chuvas causaram o rompimento da barragem de contenção do Parque Lagoa do Nado, e o grande volume de água chegou a fechar, temporariamente, a Avenida Pedro I, uma das principais vias da região.
No entanto, no fim da tarde, a situação já estava mais controlada. Com o nível da água baixando, os engenheiros da prefeitura realizaram uma avaliação no local, segundo o Corpo de Bombeiros.
LEIA TAMBÉM
Outro ponto crítico ocorreu na bacia de contenção de Vilarinho, na região de Venda Nova, que transbordou, alagando ruas próximas. A estrutura tem a função de minimizar os impactos das chuvas na região, historicamente afetadas por enchentes durante temporais.
Vídeo
Barragem de contenção do Parque Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, se rompeu. A bacia de contenção da Vilarinho, em Venda Nova, também transbordou. Não há registro de vítimas.
— Portal do Cerrado (@portaldocerrado) November 13, 2024
Leia mais em https://t.co/HYhRz6afiq pic.twitter.com/xiW5CzDTXF
Devido ao volume de água, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco geológico até a próxima segunda-feira (18) para as várias regiões da capital. Entre as recomendações estão atenção ao nível de saturação do solo e sinais de penetração, além disso, quedas de muros e desabamentos.
As fortes chuvas também causaram problemas no trânsito, com o Corpo de Bombeiros atendendo chamados de pessoas ilhadas em carros em diferentes pontos da cidade. Na região metropolitana, em Nova União, um motociclista de 45 anos morreu após ser atingido por um raio. De acordo com a Folha de S. Paulo, com o óbito confirmado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Pela manhã, a Defesa Civil já emitiu um alerta de previsão de pancadas de chuva de 40 a 60 mm, com possibilidade de raios e rajadas de vento de até 60 km/h, válido, a princípio, até as 8h de quinta-feira (14).
Leia mais em Portal do Cerrado