Cidades da Bahia registram 9 tremores de terra em dois dias

Abalos foram registrados em Curacá e Jaguarari

Foto: Reprodução

Duas cidades da Bahia registraram nove tremores de terra nos últimos dois dias. As atividades sísmicas de baixa intensidade, entre a quarta-feira (30) e ontem (31), foram registradas em Curaçá e Jaguarari. Os dados são das estações sismográficas do Laboratório Sismológico do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), instaladas no estado. Entre os nove tremores, quatro tiveram magnitude preliminar inferior a 1.0 mR e os outros cinco com magnitude acima de 2.0 mR. Contudo, não há registro de danos humanos.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

A Sudec – Defesa Civil da Bahia disse que segue atenta aos acontecimentos, juntamente com as coordenações municipais de Defesa Civil de Curaçá e Jaguarari, acompanhando as análises e o monitoramento dos dados realizados pelo LabSis. O superintendente da Sudec, Heber Santana, destacou a importância desse monitoramento e também de ações de preparação, prevenção e mitigação que estabeleçam proteção devida à população. Não há registro de danos humanos.

Abalos sísmicos, tremores de terra, terremoto, Curaçá, Jaguarari, Bahia, Defesa Civil da Bahia, Superintendência de Defesa Civil da Bahia, Laboratório Sismológico do Rio Grande do Norte,  LabSis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Cidades de Curaçá e Jaguarari, na Bahia registram tremores de terra – Foto: Sudec/Reprodução

O LabSis informou que, neste momento, está estudando a possibilidade da instalação de uma estação na região. Na Bahia já existem nove estações sismográficas, situadas nos municípios de Barra, Ibotirama, Jaborandi, Ponto Novo, Jacobina, Itapé, Amargosa, Cachoeira e Lapão, compondo a Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE) e, por consequência, a Rede Sismográfica Brasileira (RSB).

Lista de todos os eventos sísmicos:

  • 30/08/2023, 21:25 UTC, <1
  • 31/08/2023, 00:01 UTC, 2.3 mR
  • 31/08/2023, 04:19 UTC, 2.3 mR
  • 31/08/2023, 04:20 UTC, 2.6 mR
  • 31/08/2023, 05:07 UTC, <1
  • 31/08/2023, 05:25 UTC, <1
  • 31/08/2023, 07:17 UTC, <1
  • 31/08/2023, 13:07 UTC, 2.6 mR
  • 31/08/2023, 13:53 UTC, 2.2 mR

Ainda que tenha havido os tremores, não houve manifestação das administrações das duas cidades.

Conforme o LabSis, outras cidades do estado, também tem registrado ocorrências de tremores, como Jacobina, no Norte baiano. Mas sem incidência de danos.

Em fevereiro, o mesmo laboratório, também registrou abalos em duas cidades no Oeste baiano. (leia aqui). Ainda conforme o Labsis, a atividade sísmica aconteceu às 22h30 UTC (19h30, hora local), com magnitude preliminar deste, calculada em 3.5 mR.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8338 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários