
Durante patrulhamento ambiental no último domingo (6), policiais da CIPPA Lençóis resgataram 21 animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro em Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia. A operação ocorreu após denúncias anônimas sobre a presença de animais em duas residências da cidade.
Nos dois locais, os moradores permitiram a entrada da guarnição. Segundo a polícia, os ocupantes das casas não foram responsabilizados, já que não havia comprovação de que eram os responsáveis diretos pelos animais.
Espécies resgatadas e destino
Entre os animais silvestres resgatados, estavam:
- 5 papagaios
- 1 arara-vermelha
- 3 cotias
- 2 pássaros-pretos
- 1 papa-capim
- 3 azulões
Todos foram encaminhados ao INEMA – Unidade Regional de Barreiras, onde recebem os cuidados necessários antes da possível reintrodução à natureza.
Fiscalização e educação ambiental
A CIPPA Lençóis reforçou seu compromisso com a proteção da fauna nativa e o combate ao tráfico e cativeiro ilegal. A unidade atua de forma permanente na região Oeste da Bahia, com ações de fiscalização e conscientização ambiental.
De acordo a corporação, manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado