CIPPA resgata 21 animais silvestres em cativeiro em Santa Rita de Cássia

Ação foi motivada por denúncias anônimas e teve apoio dos moradores. Animais foram levados ao INEMA, em Barreiras.

CIPPA resgata 21 animais silvestres em cativeiro em Santa Rita de Cássia, Bahia
CIPPA resgata 21 animais silvestres em cativeiro em Santa Rita de Cássia - Foto: Reprodução

Durante patrulhamento ambiental no último domingo (6), policiais da CIPPA Lençóis resgataram 21 animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro em Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia. A operação ocorreu após denúncias anônimas sobre a presença de animais em duas residências da cidade.

Nos dois locais, os moradores permitiram a entrada da guarnição. Segundo a polícia, os ocupantes das casas não foram responsabilizados, já que não havia comprovação de que eram os responsáveis diretos pelos animais.

Espécies resgatadas e destino

Entre os animais silvestres resgatados, estavam:

  • 5 papagaios
  • 1 arara-vermelha
  • 3 cotias
  • 2 pássaros-pretos
  • 1 papa-capim
  • 3 azulões

Todos foram encaminhados ao INEMA – Unidade Regional de Barreiras, onde recebem os cuidados necessários antes da possível reintrodução à natureza.

Fiscalização e educação ambiental

A CIPPA Lençóis reforçou seu compromisso com a proteção da fauna nativa e o combate ao tráfico e cativeiro ilegal. A unidade atua de forma permanente na região Oeste da Bahia, com ações de fiscalização e conscientização ambiental.

De acordo a corporação, manter animais silvestres em cativeiro sem autorização é crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).

Papagaios e outros animais silvestres resgatados em Santa Rita
Papagaios, arara e azulões estavam em cativeiro irregular – Divulgação

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9568 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários