

A Clínica Vitalle, em parceria com o Movimento Fitness Formosa, de Ira Rios, promoveu no sábado (29) uma tarde de conscientização sobre o câncer de colo de útero no bairro Progresso, em Formosa do Rio Preto, Bahia. A ação para encerrar o Março Lilás, mobilizou dezenas de pessoas, que percorreram as principais ruas do bairro distribuindo panfletos informativos.
O câncer de colo do útero é um tumor que se desenvolve na parte inferior do útero, chamado de “colo”, localizada no fundo da vagina. Nos estágios iniciais, a doença geralmente não apresenta sintomas. Mas com o tempo pode surgir sangramentos fora do período menstrual, corrimentos anormais e dores da região pélvica.
LEIA TAMBÉM:
Sindicato dos Produtores Rurais promove ação de saúde bucal em Formosa do Rio Preto
A iniciativa contou também com a participação do Laboratório DoValle, Laboratório Bio Análise, e do Ceterp, conhecido como Faculdade de Manuela, ofereceram gratuitamente, serviços como aferição de glicemia, medição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos, distribuição de preservativos e atividades físicas orientadas pelo personal Ira Rios. O evento foi encerrado com uma palestra ministrada pela médica ginecologista e obstetra Charla Dias, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
A Importância da prevenção e do diagnóstico precoce
A campanha teve como objetivo incentivar as mulheres a procurarem serviços essenciais de saúde. O exame preventivo, por exemplo, é fundamental para a detecção precoce do câncer do colo do útero, uma das principais causas de mortalidade entre mulheres. Quando identificado precocemente, o tratamento tem altas chances de sucesso.
Março Lilás: Mês de conscientização
Março é um mês dedicado à saúde da mulher, e a campanha Março Lilás tem como foco a prevenção e o combate ao câncer de colo do útero. No Brasil, essa é a quarta maior causa de morte por câncer entre as mulheres, sendo superada apenas pelos cânceres de mama, pulmão e colorretal.
A doença é causada, principalmente, pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Embora muitas infecções pelo HPV não evoluam para câncer, algumas podem causar alterações celulares que levam ao desenvolvimento do tumor.
Vacinação e prevenção
A prevenção do câncer de colo do útero é possível, principalmente, por meio da vacina contra o HPV. A Vacina, inclusive, está disponível gratuitamente no SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Ela pode prevenir até 70% dos casos de câncer do colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Além disso, exames preventivos são essenciais para identificar alterações nas células cervicais antes que elas evoluam para o câncer.
A ação promovida pela Clínica Vitalle reforça a importância da conscientização e da prevenção do câncer de colo de útero. Campanhas como o Março Lilás são fundamentais para incentivar as mulheres a realizarem exames regulares e aderirem à vacinação, garantindo uma vida mais saudável e segura.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado