Em decisão do Supremo Tribunal Federal, atendeu parcialmente ao pedido do ex-presidente Lula e autorizou que ele possa se encontrar com familiares em São Paulo por ocasião do velório do irmão Genival Inácio da Silvo, que morreu ontem em decorrência de um câncer de pulmão.
A decisão foi divulgadas as 12h45 (hora de Brasília) e o enterro estava em andamento, marcado para as 13h00. Na decisão o ministro Dias Tofolli permite que Lula vá a São Paulo e encontre familiares na Unidade Militar da Região.
“Por essas razões, concedo ordem de habeas corpus de ofício para, na forma da lei, assegurar, ao requerente Luiz Inácio Lula da Silva, o direito de se encontrar exclusivamente com os seus familiares, na data de hoje, em Unidade Militar na Região, inclusive com a possibilidade do corpo do de cujos ser levado à referida unidade militar, a critério da Família”, escreveu o ministro na decisão.
Ontem, a Polícia Federal em Curitiba em despacho a juíza Carolina Lebbs indeferiu o pedido do ex-presidente de ir ao velório do irmão, alegando a “indisponibilidade do transporte aéreo em tempo hábil para a chegada do ex-presidente Lula antes do final dos ritos post mortem de seu irmão”, disse o superintendente da Polícia Federal, delegado Luciano Flores de Lima Curitiba.
Horas depois, a juíza Carolina Lebbos, acatou a decisão de Polícia Federal. Na madrugada, a defesa do ex-presidente Luis Inácio da Silva, entrou com o um pedido do STF e no STJ.