Polícia Federal nega pedido de Lula para ir ao velório e enterro de irmão

juíza Carolina Lebbos, da Vara de Execuções Penais vai definir

Foto: Reprodução Twitter

A Polícia Federal no Paraná, indeferiu agora a noite (29) o pedido da defesa de Luis Inácio Lula da Silva,  para que o ex-presidente compareça ao velório do irmão, Genival Inácio da Silva, em São Bernardo do Campo (SP). Vavá que era o irmão mais próximo de Lula,  morreu na manhã desta terça-feira (29) em São Paulo.

Segundo a revista Veja, em ofício à juíza Carolina Lebbos, da Vara de Execuções Penais, o delegado levou em consideração a “indisponibilidade do transporte aéreo em tempo hábil para a chegada do ex-presidente Lula antes do final dos ritos post mortem de seu irmão”.

“Caso fosse disponibilizado tanto aeronaves de asa fixa quanto as rotativas necessárias, a distância entre o ponto mais provável de pouso de helicóptero e o local dos atos fúnebres é de aproximadamente 2 km, percurso que teria que ser feito por meio terrestre, o que potencializa os riscos já identificados e demanda um controle e interrupção de vias nas redondezas”Luciano Flores de Lima Superintendente da Polícia Federal em Curitiba

Ainda de acordo com a Veja, o delegado  ressaltou “a ausência de policiais disponíveis tanto da PF quanto da PC e PM/SP para garantir a ordem pública e a incolumidade tanto do ex-presidente quanto dos policiais e pessoas ao seu redor”.

A revista informa ainda, que  o superintendente levou em consideração também “as perturbações à tranquilidade da cerimônia fúnebre que será causado por todo o aparato que seria necessário reunir para levar o ex-presidente até o local”.

“INDEFIRO o pedido administrativo formulado pelo advogado de Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontra recolhido nesta Superintendência da PF em Curitiba/PR, não sendo possível ser autorizado ou viabilizado pela PF o comparecimento ao velório de seu irmão em São Bernardo do Campo/SP”, diz o ofício.

Durante o regime militar, quando o então metalúrgico estava preso no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), por conta de seu envolvimento nas greves do ABC Paulista, ele foi autorizado a comparecer ao enterro da mãe, Eurídice Ferreira de Mello, a dona Lindu, no ano de 1980.

A defesa de Lula pediu a liberação com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal, que fala que “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semiaberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7976 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários