

A Polícia Federal (PF) autorizou um novo concurso público com mil vagas para cargos na área policial. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (14), e o edital deve ser lançado em até seis meses.
Distribuição das vagas
As oportunidades estão distribuídas entre cinco cargos:
- Delegado de Polícia Federal: 120 vagas;
- Perito Criminal Federal: 69 vagas;
- Agente de Polícia Federal: 630 vagas;
- Escrivão de Polícia Federal: 160 vagas;
- Papiloscopista Policial Federal: 21 vagas.
O concurso já havia sido anunciado pelo governo federal em janeiro, com previsão de mil vagas para 2025 e mais mil vagas em 2026.
Objetivo do concurso
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou que as novas contratações vão reforçar o combate ao crime organizado. O anúncio foi feito após uma reunião entre ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

A ministra da gestão, Esther Dweck, informou que apesar da autorização concedida neste momento, a nomeação dos aprovados deverá ocorrer apenas no final do ano. A organização do certame ficará sob a responsabilidade da Polícia Federal.
Edital e inscrições
O prazo para a publicação do edital é de até seis meses, contados a partir desta sexta-feira (14). Detalhes sobre as inscrições e os requisitos serão divulgados quando o edital for lançado oficialmente.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado