Conexão com Salvador: Milhares de baianos participam da Festa do Senhor do Bonfim

Foto: Igor Santos

.

.

Milhares de pessoas, entre turistas e baianos, católicos, candoblecistas e umbandistas se uniram hoje na celebração de uma das maiores festas da Bahia, que acontece tradicionalmente na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

Antes da 7 horas da manhã, uma multidão se formava em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia no bairro do Comércio para o cortejo a pé, até a basílica do Bonfim na cidade Baixa em um percurso de 8 km.

A imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, para os católicos, ou Oxalá, para os seguidores das religiões de matriz africana, foi levada em uma caravela, produzida pelo artista plástico Zaca Oliveira, até o bairro do Comércio e de lá segue em cortejo, acompanhada pela multidão.

Imagem de Santa Dulce dos Pobres foi colocada na fachada da Basílica do Bonfim durante celebração ao santo baiano — Foto: Itana Alencar/G1

.

.

A imagem do Senhor do Bonfim, levada a Salvador no ano de 1745, chegou a Colina Sagrada por volta das 12h15 e foi saudada pelo Padre Edson, pároco da Basílica. Na fala do padre, houve homenagem a Santa Dulce dos Pobres. Ele falou da trajetória da santa e o quanto ela é importante para Salvador.

Depois foi dado início a lavagem sincrética, que contou com católicos e o povo de santo, e que, diferentes dos outros anos, ocorreu nas escadarias da Basílica do Bonfim.

Fernando Vivas/GOVBA
Fernando Vivas/GOVBA
Fernando Vivas/GOVBA
Fernando Vivas/GOVBA
About Darlan Alves Lustosa 8325 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários