Trezentos e um bispos brasileiros, elegeram hoje o novo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Dom Walmor de Oliveira Azevedo arcebispo de Belo Horizonte substituirá o cardeal dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília até 2022. O vice-presidente será o dom Jaime Splenger, arcebispo de Porto Alegre.
Eles estão reunidos em Aparecida desde o dia 1º de maio e amanhã deverão eleger o Secretário- Geral da entidade, considerado o cargo mais importante da CNBB.
Havia a expectativa que o escolhido para presidir a entidade mais importante da Igreja Católica no Brasil, seria um nome mais conservador. Dom Wlamor é considerado um moderado. No entanto, há possibilidade que a escolha do novo Secretário-Geral amanhã, seja um nome conservador para satisfazer correntes consideradas mais tradicionais dentro da Igreja.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.