

O Conjunto Penal de Barreiras realizou, nesta semana, uma ação que vai além dos muros do sistema prisional. Foram doados 400 quilos de hortaliças cultivadas no próprio presídio para o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras. Além disso, a unidade hospitalar recebeu 160 livros, que agora passam a integrar o acervo da biblioteca local.
A iniciativa busca unir solidariedade com a ressocialização de internos, mostrando que é possível transformar vidas com ações simples, mas de grande impacto. As hortaliças serão utilizadas nas refeições de pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital, que são vinculados ao Governo da Bahia e administrados pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Durante a entrega dos itens, o diretor do Conjunto Penal, André Guedes, destacou a importância do projeto. “Através de nossos internos, produzimos alimentos e distribuímos para diferentes instituições. Além de estimular ações solidárias, são iniciativas que reforçam para a reinserção social de nossos reeducandos”, afirmou.
Parcerias que transformam
A entrega contou ainda com a presença da coordenadora de saúde da unidade prisional, Anísia Katayama, do gerente operacional Rodrigo Mateus, da responsável técnica Liliane Batista e do gerente administrativo, Glauber Izidro.
Segundo André Guedes, a parceria com o hospital pode ir além. “Nossa expectativa agora é ampliar esse trabalho, com o apoio na fabricação de enxovais hospitalares, reparos em uniformes e manutenção de móveis, como o estofamento de poltronas”, explicou.
Por outro lado, a ação também foi recebida com gratidão pela equipe do Hospital do Oeste. “Em nome de nossos pacientes e colaboradores, nossa gratidão ao Conjunto Penal de Barreiras pelas doações. Ficamos felizes também em saber que tais ações solidárias trazem contribuindo para o processo de ressocialização de seus internos”, declarou Marina Barbizan, líder geral do HO.
Mais que doações: oportunidade de recomeço
Acima de tudo, ações como essa reforçam o papel transformador da educação e do trabalho no sistema prisional. Em outras palavras, mostre que, mesmo privados da liberdade, os internos podem colaborar com a sociedade e trilhar novos caminhos.
Quem recebeu a doação do Conjunto Penal de Barreiras?
O Hospital do Oeste, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), recebeu 400 kg de hortaliças e 160 livros.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado