Corinthians acusa Bahia de aliciamento por joia de 16 anos

Caso Kauê Furquim envolve acusação de aliciamento, ação na Fifa e rompimento institucional entre os clubes.

caso Kauê Furquim, Bahia e Corinthians, Esporte Clube Bahia
Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

O Corinthians acusa o Bahia de aliciamento com o atacante Kauê Furquim, de 16 anos, e promete acionar a Fifa e a CBF para reverter a transferência. O jogador, considerado uma das maiores promessas da base corintiana, foi contratado pelo clube baiano após o pagamento da multa rescisória nacional de R$ 14 milhões.

Segundo o Corinthians, o Bahia teria negociado diretamente com o atleta e seus empresários sem informar o clube paulista, infringindo normas da CBF, da Fifa e da Lei Geral do Esporte. A direção afirma que, dias antes da saída, havia feito proposta para renovar contrato e aumentar a multa, mas os agentes alegaram que não poderiam assinar naquele momento.

Bahia paga multa e garante promessa para a base

De acordo com a coluna de esportes do Bahia Notícias, o Tricolor confirmou o pagamento da multa nacional e já aguarda Kauê Furquim na capital baiana. O contrato do jogador, assinado em abril de 2025 com o Corinthians, prevê multa para clubes estrangeiros de 50 milhões de euros (cerca de R$ 331 milhões). No entanto, pela legislação brasileira, o valor para rescisão entre clubes nacionais corresponde a duas mil vezes o salário do atleta. Neste caso, resultando no montante pago pelo Tricolor.

Kauê deve iniciar a trajetória no Bahia pelas categorias de base. Segundo a coluna, integrando o projeto do clube de atrair jovens talentos com potencial de valorização no mercado.

Rompimento institucional e críticas do Corinthians

Após a negociação, o Corinthians anunciou o rompimento de relações institucionais com o Bahia e com o City Football Group, administrador do clube baiano. Em nota, classificou a ação como “aliciamento ilícito e imoral” e acusou o Bahia de atuar como intermediário para negócios internacionais a preços reduzidos.

O clube paulista declarou que buscará punição aos envolvidos e manterá ações jurídicas para reverter a situação.

Próximo duelo entre Bahia e Corinthians

O caso aumenta a tensão para o confronto entre Bahia e Corinthians no próximo sábado (16 de agosto), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será na Neo Química Arena, às 21h.

No Brasileirão, o Bahia soma sete jogos sem perder e ocupa a 4ª posição, com 30 pontos. Por outro lado, o Corinthians está há cinco partidas sem vencer e aparece na 13ª colocação, com 22 pontos.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9717 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários