Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior, realizou na manhã desta quinta-feira (9), audiência pública em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste baiano, com o objetivo de escutar as demandas locais atinentes à atuação da Justiça Estadual e apresentar as diretrizes da sua gestão.
O berço Faroeste, operação desencadeada pela Polícia Federal em novembro de 2019, a Comarca de Formosa do Rio Preto, é a segunda que o Desembargador do TJBA visita no Oeste da Bahia. Antes passou por Luís Eduardo Magalhães.
O Desembargador lembrou da operação, mas disse que o Tribunal é formado na sua grande maioria por bons servidores e que alguns poucos não podem manchar a imagem do mais antigo tribunal do país. O Corregedor também lembrou de sua grata satisfação de encontrar em Formosa do Rio Preto uma participação popular, com um auditório lotado.
O evento que lotou o auditório da Câmara de Vereadores, teve a participação da sociedade civil organizada, advogados, servidores da Justiça local, representante da OAB Subseção Barreiras Drª Bárbara Mariane, dos dois juízes que atualmente estão na Comarca de Formosa do Rio Preto, Drº Carlos Eduardo da Silva Camilo e Drº Edson Nascimento Campos, do prefeito Manoel Afonso, Dr. Cássio Miranda e de vereadores.
Em palavra franqueada, além das falas de todos aqueles que naquele momento integravam a mesa, falou o advogado Domingos Bispos e o decano Drº Francisco Serpa.
Elevação da Comarca
Mais uma vez, a elevação da Comarca de Formosa do Rio Preto de entrância inicial para intermediária, esteve em pauta. O Desembargador Jatahy Júnior, se colocou a disposição para advogar a favor de sua elevação. O pedido foi protocolado pelo prefeito Manoel Afonso junto ao Presidente do Tribunal de Justiça à época, Drº Lourival Almeida Trindade.