Um ofício entre secretarias da Prefeitura de Formosa do Rio Preto na Bahia, vazou nas redes sociais e expôs os dados da Covid-19 no município. Chama atenção que mesmo sabendo do aumento dos casos da Covid-19 em escolas e a baixa vacinação contra a Covid-19 entre crianças de 5 a 11 anos, os órgãos municipais da saúde não tomaram providências para tentar reverter o aumento de novas infecções e também não intensificaram campanhas de prevenção.
O documento parece uma resposta à Secretaria Municipal da Cultura que questionava a viabilidade da realização da festa de São João e vazado propositalmente.
O documento datado de 15 de junho, também informa que o maior número de casos conhecidos da Covid-19 no município nas 24 horas que antecedem a resposta, foram na comunidade escolar. Dos 14 casos registrados, 10 são de alunos e servidores da educação municipal.
A única ação tomada até agora foi a obrigatoriedade do uso da máscara facial, que mesmo falando em obrigação do uso do equipamento, não foi emitido nenhum decreto municipal. O uso foi “sugerido” mais 15 dias depois que o município registrou 86 novos casos da doença em junho.
Inclusive houve mudança na redação do comunicado. Antes constava somente as duas vigilâncias municipais. Agora o texto foi alterado com o nome da Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto, seguida Secretária Municipal da Saúde.
Aí meu cotovelo… aí….