Quarenta e oito respiradores chegaram no início da tarde desta quinta-feira (21) no Aeroporto Internacional de Salvador. Fabricados na China, os equipamentos foram adquiridos pelo Estado e serão utilizados na montagem de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital e no interior, como no Hospital do Oeste em Barreiras na Bahia.
VEJA TAMBÉM:
- Bom Jesus da Lapa e mais 5 cidades ficam sem transporte intermunicipal em ação contra covid-19
- Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns da covid-19
- Mapa do Ensino Superior aponta maioria feminina e branca
Segundo o secretario estadual da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas que acompanhou a chegada do material, duas pessoas podem usar um respirador durante um mês e isso pode significa a preservação de, pelo menos, 96 vidas. Segundo o Secretário, a meta é abrir mais 600 leitos de UTI previstos nas ações de combate à pandemia.
Ontem, outra remessa composta por 159 equipamentos do mesmo tipo, desembarcar no aeroporto.
Além do Hospital do Oeste, os equipamentos serão utilizados na abertura de leitos nos centros exclusivos de tratamento da Covid-19 montados pelo Estado em Salvador, na Arena Fonte Nova, Instituto Couto Maia e nos hospitais Ernesto Simões e do Subúrbio, e também em unidades Costa do Cacau, em Ilhéus, além de outras unidades contratadas pelo governo baiano em todo o território estadual.