Covid-19: Rui alerta para risco de colapso no sistema de saúde na Bahia

Reprodução: Secom

O governador Rui Costa, afirmou ontem (13) que muitos hospitais na Bahia estão com 100% de ocupação devido ao aumento de novos casos de Covid-19 nas últimas semanas. Segundo Rui, que afirmou que o “momento é muito grave”, os níveis de transmissão são iguais aos de agosto de 2020, quando os casos ainda cresciam.

Para Rui, as chances de colapso na rede de saúde pode acontecer em duas ou três semanas, caso não haja desaceleração do número de infectados pelo Sars-CoV-2, nome do vírus que causa a Covid-19.

“Se continuar esse ritmo de crescimento da doença na Bahia, em duas ou três semanas nós podemos estar pior do que estávamos em julho do ano passado e corremos o risco de ter colapso no sistema de saúde, o que, em nenhum momento nós tivemos desde o início da pandemia“,

disse

Ele fez um apelo a população, para que as pessoas não deixem de usar máscara, de higienizar as mãos e de ter distanciamento social. “Fica o meu apelo a você. E se tiver algum sintoma, não acredite no presidente da República. Não é uma gripezinha, a doença mata”, enfatizou.

Taxa de ocupação
Até a noite de sábado (13), a taxa de ocupação geral de leitos na Bahia era de 71% na noite deste sábado. No entanto, pelo menos nove hospitais estavam com 100% de ocupação.

As unidades de saúde com 100% de ocupação são: Hospital Geral Ernesto Simões Filho (Salvador); Hospital Amec (Camacan); Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Itabuna); Hospital Itiiba (Barreiras); Hospital Carmela Dutra (Bom Jesus da Lapa); Hospital Paulo Afonso (Paulo Afonso); Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro (Senhor do Bonfim); Neuroccor (Porto Seguro); Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (Teixeira de Freitas).

About Darlan Alves Lustosa 8326 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários