A Secretaria Estadual da Saรบde (Sesab) confirmou nesta segunda-feira (26) a quarta morte provocada por dengue na Bahia. Da Espanha, onde mantรฉm agenda internacional, o governador Jerรดnimo Rodrigues lamentou a morte e pediu a atenรงรฃo aos baianos para os casos da dengue no estado.
Conforme o g1, o idoso tinha 87 anos e morava na cidade de Ibiassucรช, no Sudoeste do estado. As outras duas mortes, causadas pela dengue, tambรฉm ocorreram na mesma regiรฃo. Duas em Jacaraci e outra em Piripรก. Pelo menos duas das vรญtimas tinham 5 e 18 anos, conforme o Correio.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
No ano de 2023, 22 pessoas morreram na Bahia devido ร dengue, um devido a zika e 3 por causa da chikungynia, conforme informado pela Sesab ao g1.
Neste ano, a Sesab jรก tem notificados 16.771 casos provรกveis de dengue no estado, jรก considerando os descartados para a doenรงa. No mesmo perรญodo de 2023, foram notificados 8.408 casos provรกveis, o que representa um incremento de 99,5%.
Ainda conforme a Sesab, em 2024 no total, 338 municรญpios realizaram notificaรงรฃo para esse agravo, sendo que 111 destes municรญpios apresentou incidรชncia โฅ 100 casos/100.000 habitantes e 64 municรญpios em situaรงรฃo de Surto/Epidemia para dengue, quando analisadas as รบltimas quatro Semanas Epidemiolรณgicas (SE).