Descubra a importância da manga na economia da Bahia

Estado é o maior produtor e exportador do país

Manga, produção de Manga, Bahia, Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé e Curaçá
Foto: Divulgação Seagri

No dia 22 de julho, o mundo celebra o Dia Internacional da Manga, uma data que destaca a relevância econômica da fruta para a agricultura e a economia da Bahia. Reconhecida por sua doçura e variedade, a manga é uma das frutas mais procuradas globalmente, com crescente demanda nos mercados interno e externo. Na Bahia, as principais cidades produtoras são Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé e Curaçá, todas situadas no extremo-norte do estado.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Segundo Silney Sobreira, agrônomo e assessor técnico da Seagri, a manga encontrou na Bahia condições ideais para seu cultivo, especialmente no Vale do São Francisco. A região se beneficia de um clima semiárido tropical, caracterizado por baixa umidade, poucas chuvas e longas horas de luz solar. As temperaturas médias mensais variam entre 24,2°C e 28,1°C, com baixa pluviosidade, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento das mangueiras.

De acordo com a Seagri, a Bahia é o maior produtor e exportador de manga do Brasil, com uma produção de 664 mil toneladas em uma área de 32.434 hectares. Isso gera um Valor Bruto da Produção (VBP) de 989,3 milhões de reais. Em 2023, a Bahia exportou 860 milhões de Reais em mangas, com um volume de 126.011.036 kg. Os principais destinos dessas exportações são os Países Baixos (39%), Estados Unidos (30%), Espanha (13%), Reino Unido (5%), Portugal (3%), Coreia do Sul (3%), Chile (2%), França (2%), Argentina (1%) e Itália (1%).

A manga é apreciada não só pelo seu sabor, mas também pela sua variedade. As mais cultivadas na Bahia incluem Tommy, Kent, Keith, Haden, Palmer e Manga Rosa. A variedade espada, geralmente consumida com casca, é especialmente popular entre os consumidores.

A cultura da manga é uma importante fonte de emprego na Bahia, devido à baixa mecanização e aos cuidados exigidos para o manejo e a colheita da fruta. Além disso, a manga baiana possui alta confiabilidade fitossanitária, o que permite sua exportação para mercados internacionais exigentes.

Além de saborosa, a manga é rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como ferro, cálcio e fósforo. Seus benefícios à saúde são amplos, incluindo melhoria da digestão, fortalecimento do sistema imunológico, proteção contra doenças cardíacas e prevenção de vários tipos de câncer.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8346 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários