Dezenove cidades da Bahia têm alerta vermelho de baixa umidade

Mais da metade das cidades atingidas estão no Oeste da Bahia; veja lista

Alerta vermelho de baixa umidade, Bahia, Formosa do Rio Preto, Bahia, Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia
Reprodução

Com o tempo seco e as altas temperaturas, está cada vez mais difícil respirar em diversas regiões da Bahia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), pelo menos 19 cidades baianas registraram nesta quarta-feira (18) níveis de umidade relativa do ar comparáveis aos do deserto do Saara, e a previsão para quinta-feira (19) indica que esses índices devem se repetir em alguns períodos do dia. Entre as cidades afetadas, está Formosa do Rio Preto, que, junto a outros 18 municípios, enfrenta um alerta vermelho de baixa umidade com grau de severidade de grande perigo.

De acordo com o instituto, o alerta iniciou às 14h e segue até as 17h. As temperaturas continuam alta, em especial no oeste do estado. Em Barreiras a máxima deve chegar as 36 ºC, assim como em Ibotirama.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Durante este período, a umidade relativa do ar deve cair abaixo de 12%, aproximando-se das condições extremas. Os níveis representam grande risco para a saúde, com possibilidade de agravamento de problemas respiratórios, como doenças pulmonares, além de aumentar as chances de incêndios florestais.

No deserto do Saara, por exemplo, no norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.

Inmet emite alerta vermelho de baixa umidade para Formosa do Rio Preto (foto) e 18 cidades da Bahia – Foto: Portal do Cerrado

O Inmet indica riscos potenciais de incêndios florestais podem se alastrar rapidamente devido à vegetação seca. A baixa umidade pode causar desidratação, irritações oculares, dores de cabeça e complicações respiratórias.

Recomendações do INMET:

  1. Mantenha-se hidratado: beba muita água ao longo do dia.
  2. Evite exercícios físicos ao ar livre durante o período mais seco.
  3. Fuja do sol: não se exponha ao sol nas horas mais quentes.
  4. Cuide da pele: utilize hidratantes e mantenha os ambientes umidificados.
  5. Evite bebidas diuréticas, como café e álcool, que podem piorar a desidratação.
  6. Emergências: Ligue para a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) em caso de necessidade, onde houver.

Veja as cidades afetadas: Barra, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Sento Sé, Wanderley e Xique-Xique.

Veja aqui cidades com alerta laranja

Sobre Darlan Alves Lustosa 8333 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários