Brasil

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro é feriado?

Pela primeira vez na história, o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será feriado em todo o território brasileiro. A medida, sancionada pelo presidente Lula em 21 de dezembro do ano passado, é fruto do projeto de lei do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). Para o senador, um momento de reflexão nacional sobre o combate ao racismo e a importância da memória afro-brasileira.

Em suas redes sociais, Randolfe celebrou a sanção: “REPARAÇÃO E JUSTIÇA! O presidente Lula sancionou hoje o projeto de lei de nossa autoria que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o Brasil. A partir do ano que vem, o 20 de novembro será feriado nacional para reforçar em todo o país a luta contra o racismo e a necessidade de reflexão sobre a memória e resistência do povo preto!”, escreveu o senador a época.

Por que 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em homenagem à memória de Zumbi dos Palmares. Ele se tornou um dos maiores líderes da resistência negra no Brasil, assassinado nessa data em 1695. De acordo com historiadores, Zumbi, nasceu em 1644 na região onde hoje se encontra o estado de Alagoas. No período liderou o Quilombo dos Palmares, considerado o maior da América Latina, com cerca de 20 mil habitantes em busca de refúgio e liberdade.

Além de um símbolo de resistência contra a escravidão, Zumbi se tornou um ícone da luta pela liberdade e pelos direitos dos afrodescendentes. Mas até hoje, o país ainda vive sob o racismo estrutural e a falta de representatividade em diversos setores.

O impacto do feriado

A criação de um feriado nacional no Dia da Consciência Negra busca ampliar o debate e promover ações concretas de combate à desigualdade racial no Brasil. Com a iniciativa, o governo visa incentivar a sociedade a refletir sobre as questões históricas e contemporâneas que impactam os afro-brasileiros.

LEIA TAMBÉM

PIX Agendado Recorrente passa a ser obrigatório para instituições financeiras; entenda

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Morre aos 77 anos Estela Fernandes, mãe do cantor Saulo Fernandes

Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…

% dias atrás

Enfermeira morre em capotamento na BR-242, entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

Capotamento na BR-242 em Barreiras, na Bahia, mata enfermeira identificada como Marilene Alves Souza, de…

% dias atrás

Jovem é morta a tiros no bairro Vila Brasil em Barreiras

Uma jovem foi encontrada morta em Barreiras, Bahia, na madrugada deste domingo (12). Segundo portais…

% dias atrás

Motociclista morre em acidente na Ponte do Mucambo em Barreiras

Motociclista de 31 anos, morre em acidente na Ponte do Mucambo em Barreiras, no Oeste…

% dias atrás

Homem é baleado em Formosa do Rio Preto na tarde deste domingo

Homem é baleado em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, neste domingo, 12…

% dias atrás

Jabes Júnior conquista a população de Riacho Frio com aprovação histórica de 96%

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto CENSUS entre os dias 8 e 9 de outubro…

% dias atrás

This website uses cookies.