O Dia da Consciência Negra celebra a luta de Zumbi e a resistência dos afrodescendentes no Brasil (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Pela primeira vez na história, o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será feriado em todo o território brasileiro. A medida, sancionada pelo presidente Lula em 21 de dezembro do ano passado, é fruto do projeto de lei do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). Para o senador, um momento de reflexão nacional sobre o combate ao racismo e a importância da memória afro-brasileira.
Em suas redes sociais, Randolfe celebrou a sanção: “REPARAÇÃO E JUSTIÇA! O presidente Lula sancionou hoje o projeto de lei de nossa autoria que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o Brasil. A partir do ano que vem, o 20 de novembro será feriado nacional para reforçar em todo o país a luta contra o racismo e a necessidade de reflexão sobre a memória e resistência do povo preto!”, escreveu o senador a época.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em homenagem à memória de Zumbi dos Palmares. Ele se tornou um dos maiores líderes da resistência negra no Brasil, assassinado nessa data em 1695. De acordo com historiadores, Zumbi, nasceu em 1644 na região onde hoje se encontra o estado de Alagoas. No período liderou o Quilombo dos Palmares, considerado o maior da América Latina, com cerca de 20 mil habitantes em busca de refúgio e liberdade.
Além de um símbolo de resistência contra a escravidão, Zumbi se tornou um ícone da luta pela liberdade e pelos direitos dos afrodescendentes. Mas até hoje, o país ainda vive sob o racismo estrutural e a falta de representatividade em diversos setores.
A criação de um feriado nacional no Dia da Consciência Negra busca ampliar o debate e promover ações concretas de combate à desigualdade racial no Brasil. Com a iniciativa, o governo visa incentivar a sociedade a refletir sobre as questões históricas e contemporâneas que impactam os afro-brasileiros.
LEIA TAMBÉM
PIX Agendado Recorrente passa a ser obrigatório para instituições financeiras; entenda
Um homem foi agredido durante uma ação policial em Paratinga, no oeste da Bahia, em…
O cavalo mutilado em Bananal (SP) teve a morte registrada como resultado de maus-tratos, conforme…
Bahia x Ceará na Copa do Nordeste: clássico decide vaga na final nesta quarta
Um homem esfaqueado em Santana mobilizou a Polícia Militar na madrugada desta segunda-feira (18). O…
A Polícia Civil investiga maus-tratos a um cavalo em Bananal (SP) após denúncias de mutilação…
Um poste no meio da BR-030, no trecho entre os municípios de Cocos e Feira…
This website uses cookies.