PIX Agendado Recorrente passa a ser obrigatório para instituições financeiras; entenda

Modalidade permite marcar pagamentos sempre no mesmo dia de cada mês

Pix Agendado Recorrente, PIX, Banco Central
Pix Agendado Recorrente torna-se obrigatório a partir desta segunda - Foto: Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (28), o PIX Agendado Recorrente se torna obrigatório para todas as instituições financeiras no Brasil, conforme regulamentação do Banco Central (BC). A modalidade de pagamento permite que qualquer pessoa agende transferências de valor fixo, com recorrência mensal, com depósitos automáticos na conta do recebedor sempre na mesma data.

LEIA TAMBÉM:

Último dia para inscrições no concurso dos Correios e DPT na Bahia

O PIX Agendado Recorrente é ideal para automatizar pagamentos frequentes, como aluguel e serviços autônomos de pessoa física ou jurídica, como terapeutas, personal trainers, diaristas e professores de música, por exemplo. A modalidade ainda facilita o envio de mesadas para familiares, como filhos ou dependentes.

Para configurar, o pagador deve fornecer os dados necessários, incluindo:

🔑 a chave PIX do recebedor;
📝 os dados da pessoa ou CNPJ a receber o valor;
💲 o valor exato para transferência;
📅 a data de recorrência dos pagamentos.

Diferenças entre o PIX Agendado Recorrente e o PIX automático

O PIX Agendado Recorrente permite que o próprio usuário configure a transferência de um valor específico, mas funciona de forma diferente do que será o PIX Automático, previsto para lançamento em 16 de junho de 2025.

No PIX Automático, a cobrança será gerada diretamente pela empresa — como contas de água, luz, mensalidades e empréstimos. Conforme o BC, caberá ao usuário apenas autorizar o débito. De acordo com publicações especializadas, essa modalidade será mais próxima ao atual débito automático. Neste caso, o consumidor autoriza a cobrança de uma conta específica em sua conta bancária.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8388 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários