
O Dia do Algodão em Riachão das Neves contou no sábado (16) com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), na Fazenda Santana, no Oeste da Bahia. O evento, promovido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), reuniu produtores, técnicos e lideranças do setor.
Jerônimo percorreu áreas de colheita e conheceu as estruturas de beneficiamento, responsáveis pela preparação da pluma para o mercado. Ele ressaltou a relevância do setor para o estado.
“Além de fascinar pela tecnologia e inovação, o algodão representa geração de empregos, renda e cuidado com o meio ambiente. Nosso desafio é ampliar a produção para que a Bahia lidere o ranking nacional em quantidade e qualidade”, afirmou o governador.
Na sexta-feira (15), em Luís Eduardo Magalhães, ele também participou da celebração dos 25 anos da Abapa. No encontro, discutiu com autoridades e produtores estratégias para ampliar os investimentos em logística, infraestrutura e tecnologia voltadas ao fortalecimento da cotonicultura.
Economia baiana impulsionada pelo algodão
A produção de algodão na Bahia é uma das bases do agronegócio estadual, com destaque para as regiões Oeste e Sudoeste. O setor movimenta cadeias logísticas e industriais, gera milhares de empregos e fortalece a balança comercial com exportações valorizadas pela qualidade da pluma.
Atualmente, a Bahia ocupa a segunda posição entre os maiores produtores do país e tem potencial para assumir a liderança nos próximos anos.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado