11 de setembro รฉ o Dia do Cerrado, bioma que tem 5% da biodiversidade do planeta, mas que ainda รฉ pouco preservado no Brasil.
O cerrado, alรฉm de ser o segundo maior bioma da Amรฉrica do Sul, ainda รฉ riquรญssimo em biodiversidade. Nele, jรก foram identificadas quase 12 mil espรฉcies de plantas, alรฉm de outros milhares de tipos diferentes de peixes, anfรญbios, rรฉpteis, aves, borboletas e outros animais.
No entanto, segundo o Ministรฉrio do Meio Ambiente, pouco mais de 8% do Cerrado รฉ legalmente protegido por unidades de conservaรงรฃo. A maioria das unidades รฉ de uso sustentรกvel – o que nem sempre ocorre da forma mais ambientalmente amigรกvel possรญvel.
Das 12 mil espรฉcies de plantas do cerrado, mais de 400 podem ser usadas na recuperaรงรฃo de solos degradados. Outras 200 tรชm uso medicinal. E as riquezas do bioma nรฃo param por aรญ. Sรฃo tipicamente dele, frutos de sabor inusitado e nutrientes a perder de vista como o pequi, buriti, mangaba, cagaita, araticum e barรบ.
via e-cycle