Lula institui Dia Nacional do Brega em 14 de fevereiro

Presidente Lula também reconhece Carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional

dia nacional do brega, reginaldo rossi
Nova lei celebra o cantor Reginaldo Rossi e sua influência na música brega | Bnews - Divulgação Marcos Hermes/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o Dia Nacional do Brega, celebrado anualmente em 14 de fevereiro, data de nascimento do cantor Reginaldo Rossi. O artista, falecido em 2013, é reconhecido como um dos ícones da música brega brasileira.

A medida foi oficializada na última quarta-feira (21), por meio da sanção ao Projeto de Lei 423/2023, de autoria do deputado Pedro Campos (PSB-PE). O texto destaca a trajetória de Rossi, que saiu de uma realidade humilde para se tornar uma figura emblemática da música nacional.

“Rossi, que saiu de origens humildes para se tornar uma figura emblemática do brega, é um exemplo inspirador de como a música pode transformar vidas e transcender barreiras sociais”, afirma o projeto.

Além disso, a nova legislação reforça a valorização da música popular como expressão legítima da cultura brasileira.

Carnaval de Pernambuco ganha reconhecimento nacional

Na mesma ocasião, Lula sancionou outra proposta cultural: o reconhecimento oficial do Carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional. O projeto é de autoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE).

Segundo a parlamentar, o Carnaval pernambucano se destaca por sua diversidade cultural e forte presença popular, com polos espalhados por todo o estado. A folia incorpora ritmos como o frevo, o maracatu, o caboclinho e o samba de latada.

“A Festa de Momo se desenvolve em diversos polos no estado, a partir de tradições culturais distintas que, em conjunto, constituem o popular e democrático Carnaval pernambucano”, disse Teresa Leitão.

A iniciativa contribui para o fortalecimento da identidade cultural regional e nacional, além de estimular o turismo e a economia local.

Siga o Portal do Cerrado no Google Notícias

Sobre Darlan A. Lustosa 9723 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários