Eleições: veja as normas do Ministério Público Eleitoral em Formosa do Rio Preto

Urna Eletrônica, Candidatos não poderão ser presos, Eleições 2024, Prefeito, Vereador, normas eleições
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público Eleitoral em Formosa do Rio Preto, Bahia, divulgou uma série de normas destinadas ao eleitor, aos partidos políticos, coligações e candidatos que concorrem nas eleições de 2024. O documento, assinado pelo promotor Rodolfo Fontenele Belchior Cabral, detalha as principais que devem ser rigorosamente seguidas no dia da eleição, além de alertar sobre a fiscalização intensificada contra crimes eleitorais.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Entre as principais regras, foi enfatizada a proibição de propaganda eleitoral no dia da eleição, limitando a manifestação dos eleitores à exibição de materiais individuais, como bandeiras, broches e adesivos. O uso de camisetas, bonés ou qualquer outro item similar, desde que custeado pelo próprio eleitor, também será permitido.

LEIA TAMBÉM:

Adicionalmente, o documento reforça as restrições impostas aos servidores da Justiça Eleitoral e mesários, que não poderão utilizar vestuário ou objetos que contenham propaganda de qualquer partido, coligação ou candidato durante os trabalhos eleitorais. Já os fiscais nomeados por partidos, federações ou coligações terão que seguir regras específicas sobre o uso de crachás e vestuário, sendo proibido o uso de peças padronizadas que possam ser interpretadas como propaganda eleitoral.

Outro ponto de destaque no ofício é a proibição de aglomeração de pessoas com vestuário padronizado ou portando instrumentos de propaganda eleitoral no dia do pleito, além da intensificação da fiscalização sobre crimes eleitorais, como compra de votos, transporte ilegal de eleitores, coação e derrame de santinhos próximo aos locais de votação.

A Justiça Eleitoral e o Ministério Público atuarão para coibir essas práticas.

About Darlan Alves Lustosa 8326 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários