Brasil

Em audiência sobre aborto, Rosa Weber pede tolerância entre presentes

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a pedir respeito a opiniões contrárias durante a audiência pública sobre a descriminalização do aborto que continua hoje (6) em um dos auditórios da Corte. “Eu sei que o exercício da tolerância é muito complicado. Se nós queremos que nossos pontos de vista sejam respeitados, vamos respeitar também o dos outros”, afirmou.

“Vamos manter respeito pelas posições que estão sendo externadas, pelas manifestações. Nós somos uma sociedade plural, todos nós temos nosso ponto de observação, temos visões de mundo próprias, e há divergência”, pediu Rosa Weber, que é a relatora da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que busca descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação.

“A divergência é salutar, por isso, esses diálogos, no caso específico entre sociedade e o Supremo Tribunal Federal são tão importantes, mas eles só são importantes se nós soubermos escutar o outro e aquilo que ele tem para nos dizer com o espírito desarmado”, acrescentou a ministra, que fez o pedido aos presentes após manifestações de desapreço à fala do representante da Federação Espírita Brasileira, Luciano Alencar, cuja fala foi contrária à descriminalização.

Rosa Weber lembrou que a audiência pública é transmitida ao vivo pelas TV e Rádio Justiça e que se alguém não puder conter sua “necessidade de exclamações” pode continuar a assistir ao evento de casa. Na abertura dos trabalhos, a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF,também pediu tolerância entre os presentes.

Iniciada na última sexta-feira (3), a audiência pública sobre o aborto foi retomada na manhã desta segunda com a manifestação de 13 entidades ligadas a religiões. Após breve intervalo para almoço, o evento será retomado no período da tarde para exposição de representantes de outras 13 instituições ligadas aos direitos humanos.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Acidente na BR-101 deixa quatro mortos perto de Mascote, na Bahia

Acidente ocorreu no trecho da BR-101 em Mascote, na Bahia

% dias atrás

Colisão na BR-349 em Correntina deixa uma pessoa morta

Uma mulher morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida…

% dias atrás

Banco do Nordeste leva unidade móvel de atendimento na Agroformosa 2025

O Banco do Nordeste (BNB) participa a partir desta quinta-feira, 3, da Agroformosa 2025, em…

% dias atrás

Diogo Jota e irmão morrem em acidente de carro na Espanha

O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, faleceu na madrugada em um trágico acidente…

% dias atrás

Famílias de baixa renda podem ter gratuidade na conta de energia

Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem…

% dias atrás

Arraiá de LEM bate recorde de público com 100 mil pessoas na última noite

Com uma programação com grandes nomes como Natanzinho Lima e Nattan, o último dia do…

% dias atrás

This website uses cookies.