Em Urandi, Rui entrega unidade móvel de rastreamento de câncer e inaugura UBS

Governador Rui Costa inaugura Unidade Básica de Saúde, entrega da unidade móvel do programa de rastreamento do câncer, ambulância, assina Ordem de Serviço para pavimentação da BA 263, convênios do Programa Bahia Produtiva e visita Colégio Estadual, no município de Urandi Foto: Paula Fróes/GOVBA
Governador Rui Costa inaugura Unidade Básica de Saúde, entrega da unidade móvel do programa de rastreamento do câncer, ambulância, assina Ordem de Serviço para pavimentação da BA 263, convênios do Programa Bahia Produtiva e visita Colégio Estadual, no município de UrandiFoto: Paula Fróes/GOVBA

O Governador Rui Costa entregou durante a manhã desta sexta-feira (27) em Urandi, no centro sul da Bahia, uma unidade móvel para rastreamento dos canceres de colo e útero. A unidade vai percorrer as cidades que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região Alto Sertão, faz parte do programa criado pelo Governo do Estado em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos para expandir o rastreamento mamográfico na Bahia.

A unidade vai percorrer as cidades que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região Alto Sertão | Foto: Foto: Paula Fróes/GOVBA

O veículo é equipado para a realização diária de 57 mamografias, 70 exames de Papanicolau e procedimentos preventivos, como ultrassom, consultas e biópsias. O objetivo é aumentar o diagnóstico precoce, o que eleva as chances de cura em até 95% dos casos.

Rui ainda participou da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e entregou uma nova ambulância van que vai atender à região. O governador também assinou ordem de serviço no valor de R$ 21 milhões, para pavimentação na rodovia BA-263, no entroncamento com a BA-156, no trecho que faz ligação com Licínio de Almeida. A obra beneficia 86 mil moradores da região.

Ainda para Urandi, foi autorizado um convênio no âmbito do projeto Bahia Produtiva para qualificação de agroindústrias com a Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Rio Cova de Mandioca, no valor de mais de R$ 180 mil, beneficiando 20 famílias.

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários