Embasa é autuada por prefeitura após lançar esgoto de três bairros de Luís Eduardo Magalhães em rio — Foto: Reprodução/TV Oeste
A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães autuou a Embasa na segunda-feira (4), por lançar água de esgoto no Rio das Pedras, que fica no município.
De acordo com a prefeitura, a água suja deveria seguir para a estação de tratamento da cidade, mas o equipamento que faz o deslocamento quebrou no último domingo (3). Com isso, o esgoto dos bairros Floráis Léa, Santa Cruz e Jardim Paraíso passaram a ser despejados diretamente no rio sem tratamento. No local onde a água suja é lançada, o mau cheiro é muito forte.
“É uma situação muito grave. É um crime ambiental que está sendo cometido pela Embasa. No sentido de que eles tiveram um problema no motor, dentro de uma elevatória, e, a partir dali, houve um extravasamento de esgoto”, contou a secretária municipal de Meio Ambiente, Isabel de Paula Ceron.
Em nota, a Embasa informou que as duas bombas que levam o esgoto para a estação de tratamento quebraram depois que uma quantidade de lixo entrou na rede. Segundo a empresa, a sujeira teria sido proveniente da chuva que caiu na região no último fim de semana.
No comunicado, a Embasa informou também que está trabalhando para consertar o equipamento. Segundo a empresa, esse extravasamento do esgoto é previsto na norma técnica, e o órgão municipal ambiental é comunicado depois que isso acontece.
A Embasa disse ainda de está tomando medidas para reduzir a vazão do esgoto direcionado para o extravasador.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.
Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.
Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
O governador Rui Costa anunciou, no fim da manhã desta quinta-feira (2), durante entrevista coletiva virtual com jornalistas do interior, transmitida inclusive pelo Portal do Cerrado, que os clientes da Empresa Baiana de Águas e
A falta de água nas torneiras dos formosenses que iniciou na manhã desta quarta-feira (16) foi provocada pela oscilação da energia elétrica na Estação de de Tratamento, informa o escritório da Empresa Baiana de Águas
Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (16) a Embasa avisa que diante dos resultados divulgados ontem pelo Portal do Cerrado, em matéria do Repórter Brasil e Agência Pública e em parceria com Public Eye,