A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães autuou a Embasa na segunda-feira (4), por lançar água de esgoto no Rio das Pedras, que fica no município.
De acordo com a prefeitura, a água suja deveria seguir para a estação de tratamento da cidade, mas o equipamento que faz o deslocamento quebrou no último domingo (3). Com isso, o esgoto dos bairros Floráis Léa, Santa Cruz e Jardim Paraíso passaram a ser despejados diretamente no rio sem tratamento. No local onde a água suja é lançada, o mau cheiro é muito forte.
“É uma situação muito grave. É um crime ambiental que está sendo cometido pela Embasa. No sentido de que eles tiveram um problema no motor, dentro de uma elevatória, e, a partir dali, houve um extravasamento de esgoto”, contou a secretária municipal de Meio Ambiente, Isabel de Paula Ceron.
Em nota, a Embasa informou que as duas bombas que levam o esgoto para a estação de tratamento quebraram depois que uma quantidade de lixo entrou na rede. Segundo a empresa, a sujeira teria sido proveniente da chuva que caiu na região no último fim de semana.
No comunicado, a Embasa informou também que está trabalhando para consertar o equipamento. Segundo a empresa, esse extravasamento do esgoto é previsto na norma técnica, e o órgão municipal ambiental é comunicado depois que isso acontece.
A Embasa disse ainda de está tomando medidas para reduzir a vazão do esgoto direcionado para o extravasador.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
Um estudo publicado hoje pela Agência Pública mostra que foram detectados cerca de 15 agrotóxicos na água consumida em Formosa do Rio Preto, no extremo oeste da Bahia. Oito deles são associados a doenças crônicas
Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (16) a Embasa avisa que diante dos resultados divulgados ontem pelo Portal do Cerrado, em matéria do Repórter Brasil e Agência Pública e em parceria com Public Eye,
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) vai oferecer 854 vagas para diversos cargos, conforme publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia, nesta terça-feira (23). De acordo com a publicação, o Conselho