Empréstimo consignado para CLT com FGTS começa nesta sexta-feira (21)

Nova linha de crédito com FGTS como garantia já está disponível para trabalhadores com carteira assinada

Trabalhador consulta empréstimo consignado para CLT no app da Carteira de Trabalho Digital.
O Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital será usado para contratar o novo empréstimo consignado para CLT com FGTS - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O empréstimo consignado para CLT começa a valer nesta sexta-feira (21) em todo o Brasil. A novidade permite que trabalhadores com carteira assinada utilizem parte do saldo do FGTS como garantia ao contratar crédito consignado em instituições financeiras.

A medida, segundo o governo federal, pode beneficiar até 47 milhões de brasileiros que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ou seja, se você trabalha com carteira assinada, essa pode ser uma excelente alternativa para ter acesso a crédito com juros mais baixos e pagamento direto na folha.

Como vai conseguir o empréstimo?

A partir de agora, será possível usar até 10% do saldo do FGTS como garantia na contratação do empréstimo. Além disso, o trabalhador também poderá utilizar 100% da multa rescisória de 40% sobre o FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Em outras palavras, isso oferece mais segurança aos bancos e, como resultado, reduz significativamente os juros aplicados. De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a expectativa é que os juros aumentem menos da metade dos praticados atualmente, o que ajude a diminuir o risco de individualização.

Como solicitar o empréstimo consignado para CLT?

O processo será feito de forma digital e prática:

  1. Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS).
  2. Solicite uma simulação de empréstimo.
  3. As instituições financeiras têm até 24 horas para enviar as ofertas.
  4. Compare as propostas e escolha a melhor opção para contratar.

Já tem empréstimo? Saiba como migrar

Se você já possui um empréstimo consignado ativo, poderá migrar para essa nova modalidade a partir de 25 de abril. Já a portabilidade entre bancos será liberada a partir de 6 de junho.

Consequentemente, isso abre espaço para negociar melhores condições e buscar taxas mais vantajosas.

Por que essa mudança é importante?

Acima de tudo, o novo modelo busca democratizar o acesso ao crédito, com condições mais justas para o trabalhador CLT. A possibilidade de usar o FGTS como garantia ajuda a aumentar a segurança da operação, o que naturalmente leva a juros mais baixos.

Além disso, com o desconto direto no salário, o risco de inadimplência diminui, tornando essa modalidade uma das mais seguras tanto para o trabalhador quanto para os bancos.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9725 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, e atua com foco no desenvolvimento comunitário e na defesa dos direitos humanos. Com registro profissional 6978/BA, é um entusiasta da política como instrumento de transformação social e acredita no poder da informação para promover mudanças reais na sociedade.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários