Bispos de nove países que abrange a Amazônia, foram convocados pelo Para Francisco para debater os principais problemas da região e a presença da Igreja Católica na região. O chamado Sínodo dos Bispos acontecerá entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019 na Cidade do Vaticano.
A reunião colocará a Amazônia no centro das atenções do mundo e deve despertar também a atenção de governos, ambientalistas além de empresas que atuam na região.
O documento chamado Instrumetum Laboris ( Instrumento de Trabalho) que orientará a reunião foi divulgado pela Igreja no último dia 17 de junho e trás críticas a questões externas à Igreja. Segundo o G1, o texto questiona o atual modelo de desenvolvimento da Amazônia. Entre os pontos a serem debatidos estão:
- Complexa situação das comunidades indígenas e ribeirinhas, em especial os povos isolados;
- . Exploração internacional dos recursos naturais da Amazônia;
a violência, o narcotráfico e a exploração sexual dos povos locais; - O extrativismo ilegal e/ou insustentável;
- O desmatamento, o acesso à água limpa e ameaças à biodiversidade;
- O aquecimento global e possíveis danos irreversíveis na Amazônia;
- a conivência de governos com projetos econômicos que prejudicam o meio ambiente.
Como a maior parte do território da Amazônia está no Brasil, o sínodo terá muitos participantes brasileiros. O mais importante deles é o relator-geral, responsável pela redação dos documentos, o cardeal Dom Claudio Hummes.
Autoridades do governo federal brasileiro já manifestaram preocupações sobre este Sínodo. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, admitiu que a interferência de estrangeiros nas questões amazônicas incomoda a administração do presidente Jair Bolsonaro.
O que é o Sínodo dos Bispos?
De forma geral, o Sínodo dos Bispos é uma reunião de autoridades da Igreja Católica com o Papa para discutir e propor soluções para um tema específico da Igreja. Foi criado em 1965 por Paulo VI. Em outubro de 2017, Francisco convocou o sínodo sobre a Amazônia. A reunião imediatamente anterior foi sobre jovens e, antes ainda, houve dois encontros sobre a família, por exemplo.