Entenda por que o Vaticano prepara um encontro sobre a Amazônia e o que será discutido

Papa Francisco abraça líder indígena Raoni, no Vaticano — Foto: Vatican Media / AFP

Bispos de nove países que abrange a Amazônia, foram convocados pelo Para Francisco para debater os principais problemas da região e a presença da Igreja Católica na região. O chamado Sínodo dos Bispos acontecerá entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019 na Cidade do Vaticano.

A reunião colocará a Amazônia no centro das atenções do mundo e deve despertar também a atenção de governos, ambientalistas além de empresas que atuam na região.

O documento chamado Instrumetum Laboris ( Instrumento de Trabalho) que orientará a reunião foi divulgado pela Igreja no último dia 17 de junho e trás críticas a questões externas à Igreja. Segundo o G1, o texto questiona o atual modelo de desenvolvimento da Amazônia. Entre os pontos a serem debatidos estão:

  1. Complexa situação das comunidades indígenas e ribeirinhas, em especial os povos isolados;
  2. . Exploração internacional dos recursos naturais da Amazônia;
    a violência, o narcotráfico e a exploração sexual dos povos locais;
  3. O extrativismo ilegal e/ou insustentável;
  4. O desmatamento, o acesso à água limpa e ameaças à biodiversidade;
  5. O aquecimento global e possíveis danos irreversíveis na Amazônia;
  6. a conivência de governos com projetos econômicos que prejudicam o meio ambiente.

Como a maior parte do território da Amazônia está no Brasil, o sínodo terá muitos participantes brasileiros. O mais importante deles é o relator-geral, responsável pela redação dos documentos, o cardeal Dom Claudio Hummes.

Autoridades do governo federal brasileiro já manifestaram preocupações sobre este Sínodo. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, admitiu que a interferência de estrangeiros nas questões amazônicas incomoda a administração do presidente Jair Bolsonaro.

O que é o Sínodo dos Bispos?

De forma geral, o Sínodo dos Bispos é uma reunião de autoridades da Igreja Católica com o Papa para discutir e propor soluções para um tema específico da Igreja. Foi criado em 1965 por Paulo VI. Em outubro de 2017, Francisco convocou o sínodo sobre a Amazônia. A reunião imediatamente anterior foi sobre jovens e, antes ainda, houve dois encontros sobre a família, por exemplo.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8390 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários