
O ex-deputado pela Bahia, Francisco Etelvir Dantas morreu nesta sexta-feira (22), aos 90 anos. Em homenagem à sua trajetória política, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, decretou luto oficial de três dias.
O sepultamento está marcado para o sábado (23), às 10h, na capela F, do Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana.
A presidente Ivana Bastos expressou solidariedade à família e amigos, pedindo forças e consolo neste momento de dor. Ela lembrou que Francisco Etelvir Dantas foi homenageado pela Casa em 2017, com a outorga do Título de Cidadão Baiano, entregue pelo então presidente Angelo Coronel (PSD).
Trajetória política
Francisco Etelvir Dantas foi eleito deputado estadual pela Arena em 1979, exercendo mandato até 1983. Na sequência, representou a Bahia como deputado federal pelo PDS, de 1983 a 1987. Natural do Ceará, ele se mudou para Juazeiro, na região Norte da Bahia, ainda criança, reconhecido por sua atuação política e contribuição à economia do município.
Em 1987, Etelvir foi candidato a prefeito de Juazeiro e também foi proprietário da rede de supermercados Pinguim, com lojas em Juazeiro e cidades da região.
Na Assembleia Legislativa, atuou como titular em comissões estratégicas, como Desenvolvimento Econômico, Social e Urbano, Finanças e Orçamento, e Turismo. Também integrou, como suplente, as comissões de Agricultura, Meio Ambiente e Incentivo Rural.
Já na Câmara dos Deputados, exerceu funções na Comissão de Economia, Indústria e Comércio e como suplente na Comissão de Finanças.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado