Nilo Coelho integrou como vice a chapa vitoriosa de Waldir Pires ao governo da Bahia, em 1986 - Foto: Política Livre
Nilo Coelho, ex-governador da Bahia e prefeito de Guanambi, no Sudoeste do estado, renunciou ao cargo na sexta-feira (10). O agora ex-prefeito, tem laços com Formosa do Rio Preto, onde é dono de uma larga faixa de terra na região da Lapa, na zona rural do município. Nilo tem 80 anos.
O político baiano informou através do site da prefeitura que decidiu pela aposentadoria e disse que a medida foi fruto de reflexões pessoais. No lugar dele, o vice-prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo assume a prefeitura do município.
“Quero deixar claro que se trata de um novo capítulo nesta história de amor. Pretendo buscar novas formas de contribuir para o bem-estar e progresso de minha terra. Quero expressar meu mais profundo agradecimento por todo o apoio, confiança e oportunidade de servir à minha amada Guanambi e a Bahia. Tenho imenso orgulho de tudo que conquistamos juntos. Estejam certos de que permaneço comprometido com as causas que defendemos juntos”, disse Nilo, ao comunicar oficialmente o seu desligamento do mandato municipal.
Nilo Coelho foi eleito prefeito pela primeira vez em 1982. Depois repetiu a façanha por mais três vezes. A última em 2020. Eleito deputado federal, vice-governador, assumindo o lugar de Waldir Pires, após a renúncia deste em 1989.
Coelho havia sido convidado para integrar como vice na chapa vitoriosa de Pires ao governo da Bahia em 1986. Com a renúncia de Waldir, dois anos depois, Nilo tornou-se governador. Contudo, nos dois anos que se seguiu, o governo revelou-se impopular.
Depois dele, o carlismo, que havia comandado a Bahia por 15 anos, retornou ao poder com facilidade em 1990, e ocuparia o governo da Bahia e as principais posições políticas no estado até a vitória de Jaques Wagner, do PT, em 2006.
Em outubro deste ano, Nilo recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT), após o lançamento do projeto de irrigação do Vale do Iuiú, promovido no município pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal.
.
Movimentação policial e presença do IML em Barreiras, na Bahia, levantam suspeitas sobre desaparecimento de…
YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
This website uses cookies.