A exoneração de Hildjane Leite, do cargo de Secretário Municipal da Saúde, foi publicada na manhã desta terça-feira (18) no Diário Oficial do Município. O Portal do Cerrado, já havia publicado que a saída dele era dada como certa em 11 de janeiro (veja aqui)
Hildjane Leite não resistiu as pressões e foi demitido da Secretaria Municipal da Saúde de Formosa do Rio Preto na Bahia, mesmo que na publicação a informação consta como a pedido. No lugar dele, assume o irmão da ex-primeira-dama Cinthia Mascarenhas. João Rocha Mascarenhas atuava como Coordenador de Saúde Bucal no município onde é concursado. A nomeação dele também já foi publicada hoje.
O ex-vereador e ex-candidato Hildjane Leite vinha sofrendo desgastes no cargo, depois que a saúde do município entrou em caos desde quando ele assumiu a pasta em janeiro de 2021. Os problemas na pasta da Saúde começaram ainda no primeiro mês de gestão dele, quando o município não apresentou um plano de imunização contra a Covid-19 (leia aqui) e gerou crítica geral.
No início de março de 2021, ele foi convocado por maioria absoluta da Câmara Municipal, inclusive com votos da base de governo de Neo, dado o tamanho descontentamento com a administração dele. A convocação para dá explicações após não responder pedido de informações em pelo menos dois ofícios assinados pelas vereadoras Manuela Rocha e Rosita Azevedo. (veja aqui). Em meados daquele mês, ele compareceu a sessão e em sua fala, o secretário informou que ainda estavam no início da gestão e por isso a Secretaria da Saúde estava enfrentando muitas dificuldades, mas que toda a equipe estava se esforçando para solucionar os problemas. (leia aqui). Passado um ano, os mesmos problemas permanecem, mostrando inoperância da pasta. Na época, a ex-Secretária Municipal da Saúde do Governo Termosires Dias chegou a rebater as informações do agora ex-secretário (veja aqui)
No início de agosto, o Portal do Cerrado publicou matéria dando como certa a demissão de Hildjane Leite, (veja aqui) depois que ele se inscreveu em Processo Seletivo realizado pela própria Secretaria da Saúde que ele comandava. (leia mais aqui). No entanto, no dia de provas, Hildjane Leite, que é enfermeiro, apareceu em uma foto nas redes sociais avisando que ao contrário do que mídia dizia ele prestava serviços em uma unidade de saúde e a demissão dele foi suspensa. Foi a única vez que ele fez atendimentos como enfermeiro durante esta gestão.
O novo Secretario Municipal da Saúde é formado em odontologia.