O mês de novembro de 2024 chega com três feriados, sendo dois deles no meio da semana, o que promete uma breve pausa na rotina para muitos trabalhadores. O feriado de Proclamação da República, em 15 de novembro, cairá em uma sexta-feira, oferecendo uma rara oportunidade para um “feriadão” em 2024. No calendário de novembro de 2024 tem ainda o feriado de Finados, que cai no primeiro sábado do mês.
Já no dia 20 de novembro, os brasileiros comemoram pela primeira vez o Dia da Consciência Negra como feriado nacional, neste ano, caindo em uma quarta-feira. A mudança foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. Antes restrito a legislações municipais e estaduais, passa a ter abrangência nacional, permitindo folga em todo o Brasil.
No entanto, a data de 20 de novembro, apesar de significativa, não se traduzirá em um “feriadão”, considerando que ocorre no meio da semana.
Calendário de feriados em 2024
O ano de 2024 tem sido marcado pela falta de feriados prolongados. Em muitos casos, as datas comemorativas caíram em finais de semana, reduzindo as chances de pausas longas. O próximo feriado em dia de semana após novembro será o Natal, em 25 de dezembro, que cai em uma quarta-feira, dificultando a possibilidade de emendar o período.
LEIA TAMBÉM:
Novas regras do PIX entram em vigor: O que muda?
Durante os feriados de novembro, alguns serviços essenciais sofrerão alterações no funcionamento. Bancos, agências do INSS, Correios e lotéricas estarão fechados nos dias 15 e 20 de novembro, retornando ao expediente normal no dia seguinte. Comércio, supermercados e serviços essenciais, como hospitais e farmácias, seguirão cronogramas variados, a depender das regulamentações locais.
Para aqueles que planejam organizar pagamentos e outros compromissos financeiros, é importante se antecipar. O funcionamento de serviços bancários digitais permanece ativo, mas as operações presenciais estarão suspensas durante os feriados.
Além dos feriados de novembro, o calendário de 2024 ainda conta com o Natal, em 25 de dezembro, e o Réveillon, de terça para quarta-feira.