

O Campeonato Baiano 2025 terá sua grande decisão neste domingo (23), quando Vitória e Bahia se enfrentam pelo segundo jogo da final do baianão. Após vencer o primeiro confronto por 2×0 na Arena Fonte Nova, o Tricolor chega ao Barradão, às 16h, com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença para garantir mais um título estadual. Já o Rubro-Negro precisa vencer por três gols de diferença para ser campeão no tempo normal ou por dois gols para levar a decisão para os pênaltis.
O Bahia busca ampliar sua hegemonia no futebol baiano, somando atualmente 50 títulos, contra 30 do maior rival. Comandado por Rogério Ceni, o Esquadrão quer ainda se vingar da final de 2024, quando perdeu a taça para o Vitória.
Vitória confia na força do Barradão
Mesmo com a desvantagem, o Vitória confia no fator casa para buscar a virada. O Leão já mostrou sua força como mandante em clássicos anteriores, inclusive na decisão do ano passado, quando venceu o Bahia por 3×2. Na época segurou o empate por 1×1 na volta, conquistando o título dentro da Fonte Nova.
O técnico Thiago Carpini colocou ainda mais tempero na final ao afirmar que o Bahia “deixou o Vitória vivo” ao desperdiçar um pênalti no primeiro jogo, que poderia ter ampliado a vantagem tricolor para 3×0.
Histórico recente do Ba-Vi
Desde que o clássico passou a ter torcida única em 2018, essa é a terceira vez que um dos times pode comemorar um título no campo do rival. O Bahia tem um retrospecto favorável nos últimos confrontos diretos: está invicto há cinco Ba-Vis, com dois triunfos e três empates.
Agora, resta saber quem vai escrever o próximo capítulo dessa história. O Barradão será palco de mais uma decisão inesquecível para o futebol baiano.
Com o Correio.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado