Flico abre em Formosa do Rio Preto com público expressivo e diversidade cultural

Evento literário reúne escritores, artistas e comunidade em dois dias de programação

Flico Formosa do Rio Preto, Festa Literária Caminhos do Oeste, Bahia
Flico Formosa do Rio Preto continua nesta sexta-feira - Foto: Portal do Cerrado

Formosa do Rio Preto – A abertura da Festa Literária Caminhos do Oeste (Flico) ocorreu nesta quinta-feira (18) na Escola Municipal Coração de Jesus. A solenidade contou com a boa execução dos hinos Nacional e da Bahia pela banda da Escola de Música 22 de Dezembro, de Formosa do Rio Preto.

Na composição da mesa de abertura estiveram o prefeito Neo Araújo, a secretária municipal de Cultura Rosilene Carvalho Almeida, além de representantes da Secretaria de Educação do município e da Fundação Pedro Calmon. Também participaram o proponente da Flico, Maglon Ribeiro, o presidente do Instituto São Francisco de Arte e Cultura, Mário Sérgio, e Vivaldo Cecílio, representando a Academia Barreirense de Letras.

O poeta Roberto de Sena, declamou uma poesia de sua autoria sobre os rios do Oeste. Com o auditório lotado, o evento continua até sexta-feira (19) e deve atrair estudantes, e público interessado na literatura.

Escritores em destaque

A edição de Formosa do Rio Preto destaca o escritor Eromar Bomfim, autor do livro O Língua (2019), indicado entre as dez leituras essenciais pelo jornal Estadão. Outra presença é a da professora e escritora Valdélia Bomfim, membro também da Academia Barreirense de Letras.

Feira Literária Caminhos do Oeste em Formosa do Rio Preto, Bahia, Flico
Público presente da Festa Literária Caminhos do Oeste em Formosa do Rio Preto – Portal do Cerrado

O evento ainda reúne cordelistas e autores como Lívia Natália, Brígida Freitas, Mário Sérgio, Ananda Lima Silva, Márcia Rasia, Roberto de Sena e Zeca Pereira.

Programação cultural e integração regional

Com o tema “Literatura como território de vozes e memórias”, a programação inclui saraus poéticos, oficinas criativas, rodas de conversa, contação de histórias, feira da agricultura familiar, artesanato e lançamentos de livros.

Depois de passar por Cristópolis em agosto, a Flico segue até esta sexta-feira (19) em Formosa do Rio Preto. A terceira edição acontece em outubro, no município de São Desidério. O evento tem patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários