
Formosa do Rio Preto – A abertura da Festa Literária Caminhos do Oeste (Flico) ocorreu nesta quinta-feira (18) na Escola Municipal Coração de Jesus. A solenidade contou com a boa execução dos hinos Nacional e da Bahia pela banda da Escola de Música 22 de Dezembro, de Formosa do Rio Preto.
Na composição da mesa de abertura estiveram o prefeito Neo Araújo, a secretária municipal de Cultura Rosilene Carvalho Almeida, além de representantes da Secretaria de Educação do município e da Fundação Pedro Calmon. Também participaram o proponente da Flico, Maglon Ribeiro, o presidente do Instituto São Francisco de Arte e Cultura, Mário Sérgio, e Vivaldo Cecílio, representando a Academia Barreirense de Letras.
O poeta Roberto de Sena, declamou uma poesia de sua autoria sobre os rios do Oeste. Com o auditório lotado, o evento continua até sexta-feira (19) e deve atrair estudantes, e público interessado na literatura.
Escritores em destaque
A edição de Formosa do Rio Preto destaca o escritor Eromar Bomfim, autor do livro O Língua (2019), indicado entre as dez leituras essenciais pelo jornal Estadão. Outra presença é a da professora e escritora Valdélia Bomfim, membro também da Academia Barreirense de Letras.
O evento ainda reúne cordelistas e autores como Lívia Natália, Brígida Freitas, Mário Sérgio, Ananda Lima Silva, Márcia Rasia, Roberto de Sena e Zeca Pereira.
Programação cultural e integração regional
Com o tema “Literatura como território de vozes e memórias”, a programação inclui saraus poéticos, oficinas criativas, rodas de conversa, contação de histórias, feira da agricultura familiar, artesanato e lançamentos de livros.
Depois de passar por Cristópolis em agosto, a Flico segue até esta sexta-feira (19) em Formosa do Rio Preto. A terceira edição acontece em outubro, no município de São Desidério. O evento tem patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado