Fogo atinge ponte que liga o centro ao bairro Santana em Formosa do Rio Preto

Das duas pontes construídas, de original tem-se somente os pés-direitos de suas estruturas.

A ponte de madeira sobre o rio Preto, que faz a ligação entre o centro e o bairro Santana em Formosa do Rio Preto, foi atingida por fogo na noite deste sábado (3). Oficialmente ainda não se sabe as causas do incêndio que destruiu parte de sua cabeceira ao lado do bairro Santana e nem o horário que o fogo começou.

Logo no início da manhã um carro-pipa da prefeitura debelou as chamas e ponte foi interditada por falta das condições de trafegabilidade.

A primeira ponte foi construída em 1961 ainda quando a pequena vila Formosa pertencia ao município de Santa Rita do Rio Preto, ou seja antes da emancipação política, por um voluntário chamado José Guedes com ajuda de moradores do local. Entre os anos de 1979 e 1980 a ponte foi destruída por uma grande cheia, após fortes chuvas que caíram naquela época, e reconstruída no governo do então prefeito Domingos Bispo.

Antiga estrutura de madeira – Foto: reprodução perfil no instagram: formosadoriopreto

Imbróglio Jurídico

A ponte que seria retirada, e em seu lugar seria erguida um moderno equipamento em aço, foi impedida por um morador que entrou com um mandado de segurança acatado por uma juíza. A Prefeitura recorreu mas a decisão foi mantida por um desembargador do Tribunal de Justiça – TJ. Agora a administração espera uma decisão colegiada do TJ da Bahia.

Modificações ao longo do tempo

Além dos reparos ao longo do tempo que demanda despesas constantes com sua manutenção, a ponte já provocou diversos acidentes (veja aqui , aqui aqui ). Após sua destruição pelas águas em 1980, nova ponte foi construída colocando uma nova estrutura como o chamado pé-direito (a medida entre o chão e o teto de uma construção) que dão sustentação ao seu tablado.

Já no governo de Manoel Afonso, a estrutura de segurança foi modificada tendo substituído o corrimão de madeira por um corrimão de ferro. Além de seu “tablado” que já teve que ser substituído ao longo desses 60 anos de construção.

Estrutura de ferro modificou a construção de 1980 – Foto: de setembro de 2020 – Portal do Cerrado
About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários