

A operação Combustível Legal, antes chamada de Posto Legal, interditou uma bomba de posto de combustíveis em Correntina, no Oeste da Bahia. De acordo com a Sefaz, por vender óleo diesel BS500 com menos de 2% de biodiesel, quando o correto seria 14%. Como resultado, a equipe de fiscalização lacrou um dos tanques e determinou que o proprietário responda pelas irregularidades.
Fiscalização inspeciona 61 postos na região
Entre os dias 25 e 28 de março, a operação vistoriou 61 postos de combustíveis em Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana e Correntina. Durante a ação, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis oferecidos aos consumidores e identificaram possíveis fraudes.
Milena Sales, chefe do Núcleo de Fiscalização do Abastecimento de Salvador da Agência Nacional do Petróleo (ANP), destacou que a rápida identificação da fraude só foi possível graças ao espectrofotômetro FTIR. Essa nova tecnologia permite medir, no próprio local da fiscalização, o percentual de biodiesel no diesel e detectar a presença de metanol na gasolina e no etanol. “Esperamos que esse novo processo torne a fiscalização ainda mais eficaz”, afirmou.
A operação Combustível Legal continua intensificando as ações para garantir que os postos comercializem combustíveis de qualidade. Segundo a Sefaz, para proteger os consumidores contra fraudes no setor.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado