A enorme onda de calor que atinge diversas regiões do Brasil desde a última semana, deve chegar a Formosa do Rio Preto e em toda a região Oeste da Bahia. Cidades como Campo Grande, Boa Vista e Goiânia bateram seus recordes na temperatura em 2023. Agora, a Bahia também vai entrar na rota da onda de calor e do tempo extremamente quente.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O maior município baiano, os termômetros vão marcar temperaturas iguais ou acima dos 40ºC, segundo informações do Tempo Agora, do Uol. Na sexta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a aumentar o nível do alerta e colocar a Bahia sob um aviso de “grande perigo” por causa do calor.
Neste sábado (23), de acordo com o Inmet, a temperatura deve bater os 38º C. Mas já partir de domingo sobe um ponto e deve chegar aos 40º C na segunda-feira (25), com poucas nuvens e névoa seca.
Já a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 10% neste final de semana, com viés de melhora na segunda. Mas ainda assim, os 20% é muito abaixo do considerado ideial pela Organização Mundial da Saúde.
Na semana passada, o município já havia registrado a temperatura mais alta do estado em 2023. (leia aqui). A segunda maior temperatura já registrada oficialmente em Formosa do Rio Preto.
A primeira segue sendo os 43ºC registrados no dia 29 de novembro de 2017. A maior já observada na Bahia em mais de 100 anos de registros históricos.
Por outro lado, a cidade registra vários focos de incêndios. Também na semana passada, a zona urbana foi tomada por uma nuvem de fumaça ao amanhecer. (veja aqui)