Mais de 40; Formosa do Rio Preto registra temperatura mais alta da Bahia

Em 2017, o município registrou 43ºC, a maior já registrada na Bahia.

Formosa do Rio Preto no extremo Oeste da Bahia, registou na sexta-feira (15) a temperatura mais alta do estado. A quarta maior do país, atrás de Balsas, no Maranhão, Bom Jesus e Floriano, no vizinho estado do Piauí. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgada diariamente em seu site.

O dia começou relativamente frio, com mínima de 14,9ºC no início da manhã. No entanto, logo após 8h já registrava em torno de 30ºC e antes das 14h a marca de 40ºC foi superada e seguiu alta no restante da tarde.

De acordo com o Inmet, a temperatura chegou aos escaldantes 41,4º C. Outras cidades da Bahia, também registraram média alta da temperatura, como Ibotirama, Santa Rita de Cássia e Barreiras.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

De acordo com a Agência Sertão, esta é a segunda maior temperatura já registrada oficialmente em Formosa do Rio Preto. A primeira segue sendo os 43ºC registrados no dia 29 de novembro de 2017, a maior já observada na Bahia em mais de 100 anos de registros históricos.

Para este sábado, ainda que alta e com muito calor, não deve passar dos 38 graus, com temperaturas mais amenas durante a noite, principalmente a partir de domingo (17). Amanhã a tendência da mínima é de 18ºC durante a noite e máxima de 35 no decorrer do dia.

Temperatura deste sábado (16)

Por causa das altas temperaturas, a preocupação fica por conta da baixa umidade relativa do ar, variando entre 20 e 12%. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), estes índices são de estado de alerta para a saúde humana. O ideal, segundo a OMS, é que a umidade deve estar entre 50 e 60%. O inmet emitiu alerta de perigo, com validade até às 19h de hoje, com risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Especialistas indicam o consumo contínuo de água, enquanto atividades físicas não são recomendadas. Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e sempre use hidratante para pele e umidifique o ambiente. Alternativas para quem está em casa pode ser o uso de toalhas molhadas em vários cantos da casa. Além de refrescar, umidifica o ambiente.

Formosa do Rio Preto, Bahia, temperatura, calor Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia
Inmet emite aviso de alerta para a baixa umidade em Formosa do Rio Preto, na Bahia – Foto: Reprodução: Inmet
Sobre Redação 6207 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários