As zonas em vermelho no mapa destacam o aumento alarmante no desmatamento na região do Matopiba - Foto: SAD Cerrado/IPAM/Google Maps/Reprodução
Formosa do Rio Preto, município baiano situado na região de Matopiba, figura na lista das cidades que mais contribuem para o desmatamento do Cerrado, ocupando a décima posição no ranking divulgado pela revista Veja. Enquanto a Amazônia tem vivenciado uma desaceleração na perda de sua cobertura vegetal, o Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil, enfrenta uma realidade oposta com taxas de desmatamento que sobem em um ritmo alarmante.
O maior município baiano, registrou 14,5 mil hectares devastadas nos dois primeiros meses de 2024.
Dados recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam um crescimento de 43% nos alertas de desmatamento entre os anos de 2022 e 2023, com 524 alertas somente em março de 2024, o maior número registrado em um mês desde 2019. Em pouco mais de um ano, foram devastados mais de 1,1 milhão de hectares de Cerrado. A área representa quase oito vezes maior que a cidade de São Paulo.
A região de Matopiba, que engloba territórios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, concentra cerca de 80% dessa devastação. Dentre as cidades que lideram a destruição desse patrimônio natural, 50 estão em Matopiba, incluindo Formosa do Rio Preto. Esses municípios juntos são responsáveis por aniquilar 223 mil hectares, o equivalente a um quinto de toda a área destruída no período de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024.
Apesar de sua posição alarmante no quesito desmatamento, Formosa do Rio Preto também se destaca como um polo de produção agrícola, sendo a nona maior produtora do país. Com exportações que superam os 6,1 bilhões de reais em culturas como algodão, milho e soja, a cidade mostra a dualidade entre o avanço econômico e o custo ambiental. Só de soja, foram mais de 1,5 milhão de toneladas exportadas por esta pequena cidade de 26 mil habitantes.
Outros municípios que índices de desmatamento
EC Vitória bate o EC Bahia no Barradão.
Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2025.
Vitória e Bahia divulgam relacionados para o clássico BA-VI desta quinta-feira
Em dia de clássico BA-VI, Esporte Clube Vitória, recebe notícia do falecimento de Agenor Gordilho,…
Barreiras (BA) — A Polícia Civil da Bahia confirmou nesta quinta-feira (16) a localização do…
Conheça o truque simples para deixar suas orquídeas mais saudáveis
This website uses cookies.