Formosa do Rio Preto está entre os 10 maiores municípios exportadores na Bahia

Dados foram divulgados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos (Etene), núcleo de pesquisas do Banco do Nordeste.

Reprodução

A Bahia registrou saldo positivo na balança comercial de US$ 2,9 bilhões em 2020. O desempenho foi o maior entre os estados da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, que compreende o Nordeste, o Norte de Minhas Gerais e Espírito Santo.

A seleção dos municípios foi realizada considerando os 10 maiores exportadores por estado, em termos de receita. Já na seleção dos principais produtos exportados pelo município, foram, também, considerados, quando existentes, os dez principais.

A análise, divulgada na terça-feira (1º), é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos (Etene), núcleo de pesquisas do Banco do Nordeste, com dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

Segundo o levantamento divulgado no site do BNB, ressalta que o registro das exportações por municípios é diferente daquele utilizado no registro das exportações por Unidade da Federação (UF). O critério para as exportações por municípios leva em conta o domicílio fiscal da empresa exportadora que realizou a operação. Ou seja, os produtos contabilizados são de empresas com sede no município, independentemente do local onde a mercadoria foi produzida.

Formosa do Rio Preto no extremo Oeste baiano, configura entre os dez maiores municípios que mais exportam no estado, ficando atrás de Luís Eduardo Magalhães, Camaçari, São Francisco do Conde, Mucuri, Barreiras, Dias D’Ávila, Jacobina, Eunápolis e Candeias.

Entre os produtos mais exportados estão soja e algodão.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8331 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários