Formosa do Rio Preto: Fazenda vai trocar tubulação para evitar danos ambientais

Tubulação de fibra do sistema de irrigação não suportou volume de água e rompeu levando sedimento de solo aos rios.

Rios de Formosa do Rio Preto, turbidez, amarronzada, Rio Preto
Foto: Reprodução/Redes sociais

Após três rios de Formosa do Rio Preto, na Bahia, apresentar turbidez de suas águas por três vezes em menos de 15 dias, o empreendimento agrícola Fazenda Gerais, localizado na região da Coaceral, informou em nota através de e-mail ao Portal do Cerrado, que toda a tubulação de irrigação do empreendimento será trocada, para evitar novos danos.

Segundo a assessora ambiental do grupo, a tubulação de fibra não suportou a vazão da água e rompeu. Segundo a Semmar, foi isso o que supostamente teria ocasionado o despejo de sedimento de solo, e por conseguinte a mudança da coloração das águas do rio.

Agora uma nova tubulação mais resistente de ferro fundido será colocada assim que o material chegar de São Paulo, evitando qualquer vazamento no futuro.

“O volume de água que diga- se de passagem água de irrigação sem contaminantes foi até o rio da cidade causando coloração turva devido a movimentação de resíduos, no entanto sem causar prejuízos a fauna e flora local, diz trecho da nota.

O município de Formosa do Rio Preto, no extremo oeste baiano, é um dos maiores produtores de grãos do país, e várias fazendas agrícolas possuem sistema de irrigação em suas plantações, principalmente as de soja.

About Darlan Alves Lustosa 8326 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários