Região do Gerais em Formosa do Rio Preto | Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado
O município baiano de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste do estado e que faz parte da área conhecida como MATOPIBA, acrônimo dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, faixa conhecida como a última fronteira agrícola do país, teve a maior área desmatada no bioma Cerrado.
Esses estados são os que mais desmataram o bioma, são também os maiores produtores de monoculturas, como a soja e algodão. Essas regiões são responsáveis por três quartos de toda a devastação do Cerrado. Os dados são do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e foram registrados entre os meses de janeiro e julho, publicados pela revista Carta Capital.
O município lidera o ranking do desmatamento, com 283 km² de perda de vegetação nativa, sendo 99% da superfície devastada Área de Proteção Ambiental (APA).
Somente em 2022, o desmatamento no Cerrado cresceu 28%. Entre janeiro e o fim de julho deste ano, foram desmatados 4.091 km², o maior valor acumulado para o período nos últimos quatro anos. Os dados representam um aumento de 28,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em quase doze meses, a área derrubada no Cerrado foi 5.246 km², no período entre julho e agosto, houve o aumento de 11,5% em comparação a 2021 e 38,3% em relação a 2020.
A Mega-Sena 2849 teve o sorteio realizado na noite deste sábado (5), com prêmio de…
Duas ossadas humanas foram descobertas em um matagal próximo ao bairro Campo Verde, na cidade…
Incêndio atinge casa no Top Park, em Luís Eduardo Magalhães, e deixa criança ferida.
Pouso forçado de avião monomotor no meio da BR-101 surpreendeu motoristas e pedestres na manhã…
A polícia prendeu um homem na sexta-feira (4), suspeito de estupro em Buritirama, no Oeste…
Homem de 25 anos é preso por suspeita de estupro em Santa Rita de Cássia…
This website uses cookies.
Ver Comentários
muito boa